Notícias
26/11/2012
Projeto ajuda emigrantes a abrir negócio
 
Caixa, BID e Sebrae de Minas Gerais desenvolvem programa que capacita brasileiros que moram no exterior e desejam abrir uma empresa na volta ao Brasil. Foco é fluxo de remessas de Massachusetts.

São Paulo – Brasileiros que vivem no exterior podem ter ajuda para abrir e gerir suas empresas no retorno ao País. Um projeto nesta direção é levado adiante pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Caixa Econômica Federal e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais. O banco cuida da educação financeira dos emigrantes e o Sebrae os capacita na área gerencial. Minas Gerais está envolvida já que forma, com Massachusetts, nos Estados Unidos, um dos principais corredores de remessas do mundo, conta a analista da unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae-MG, Alanni Castro.

O projeto de capacitação, chamado Remessas, é voltado para brasileiros que estão no exterior e pretendem abrir um negócio na volta ao País e também para seus familiares, que mantêm empresas com o dinheiro enviado de fora. Qualquer pessoa pode participar, independente do local de moradia no exterior ou origem no Brasil, mas o foco e razão pela qual o projeto surgiu foi o fluxo entre Boston e arredores e Governador Valadares e seu entorno.

As ações oferecidas pelo Sebrae em Governador Valadares são palestras e cursos sobre gestão e abertura de empresas, além de consultorias para empresas abertas com esse perfil. Segundo Castro, de julho de 2009 a dezembro de 2011 foram atendidas 67 empresas. Entre os três tipos de ações promovidas pelo Sebrae, palestras, cursos e consultorias, foram envolvidas duas mil pessoas entre julho de 2009 e julho de 2012, relata Castro. Apesar de a parceria ter sido firmada em 2006, houve um tempo de pesquisa e as ações iniciaram em julho de 2009.

Desde então também foram promovidas em Boston palestras e consultorias curtas em cinco oportunidades. A iniciativa foi voltada para brasileiros moradores do estado norte-americano. De acordo com o superintendente da área internacional do escritório da Caixa nos Estados Unidos, Fábio Soares, que participou de duas das ações em Boston, a Caixa orienta os participantes sobre organização das contas pessoais, fluxo de caixa, capital de giro, investimentos, separação de contas pessoais e empresariais, a importância de poupar, entre outros. Também são apresentados os produtos do banco para potenciais empreendedores.

Além disso, o Sebrae Nacional oferece, para os brasileiros que vivem lá fora e pretendem empreender, cursos à distância, que são também uma forma de dar continuidade ao tema por parte de quem participou das atividades presenciais. Um link do Sebrae, com informações sobre o programa, inclusive, está no site do Itamaraty, voltado para as comunidades brasileiras no exterior http://www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br/


De acordo com Castro, a demanda maior destes empreendedores mineiros vem dos Estados Unidos e da Europa. Ela não teve notícias de participantes que tivessem voltado do mundo árabe. Dubai, nos Emirados, tem recebido
vários brasileiros a trabalho.

Fonte: ANBA

Voltar - Início