Notícias
26/11/2012
África importará menos alimentos
 
Projeção da Comissão Econômica da ONU para a África indica que continente reduzirá compras em 2012 e 2013 em função do poder aquisitivo. Foram importadas 43 millhões de toneladas de alimentos em 2011.

São Paulo – As importações de alimentos da África devem diminuir neste e no próximo ano devido à redução do poder de compra na região. De acordo com informações divulgadas durante reunião do Comitê de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável da Comissão Econômica das Nações Unidas para África (CEA), na última semana, na Etiópia, o continente importou 43 milhões de toneladas de gêneros alimentícios em 2011.

Deste total de alimentos que chegou à África do exterior no ano passado, dois milhões de toneladas foram em doações. As importações devem diminuir em 2012 e 2013, mas a ajuda alimentar de fora deverá crescer para 2,3 milhões de toneladas.

Os dados divulgados indicam que a África continua a não produzir quantidade suficiente de alimentos para responder à demanda local, principalmente de cereais. Atualmente, entre 40% e 50% do arroz e 80% do trigo consumido no continente vêm do mercado internacional. Participantes do encontro do CEA chamaram a África a investir urgentemente em agricultura para aumentar a produção local de alimentos.

No encontro, do qual participaram ministros, especialistas e membros da sociedade civil dos países africanos, foram discutidas também ações para serem levadas a cabo em 2014 e 2015 pelo CEA, além do programa de segurança alimentar e desenvolvimento sustentável do organismo. As informações são da agência de notícias africana Panapress.

Fonte: ANBA
Voltar - Início