Notícias
26/11/2012
Brasil e China discutem ampliação de investimentos
 
Brasília (23 de novembro) – Durante a reunião da Subcomissão Econômico-Comercial da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que reúne representantes de governo de Brasil e China, realizada nesta quinta-feira (22/11), em Pequim, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, destacou que “os movimentos de aproximação entre os dois países, realizados nos últimos anos, levaram a uma maior maturidade nas relações econômicas bilaterais”, disse.

Para Teixeira, “isso permite, agora, o desenvolvimento de ações com perspectivas de resultados concretos no que se refere ao aumento e à qualidade dos investimentos chineses no Brasil”, afirmou o secretário. A expectativa é que aumentem os investimentos relacionados à produção de conteúdo tecnológico e que ambos os países compartilhem conhecimentos acerca das políticas setoriais adotadas. Nesse sentido, o lado brasileiro propôs uma agenda com foco em setores de interesse recíproco, como, por exemplo, de autopeças, de energias renováveis (eólica e fotovoltaica), e de agregação de valor no complexo da soja, entre outros.
O secretário-executivo do MDIC ainda sugeriu a criação de um grupo de trabalho na subcomissão com o objetivo de desenvolver essa agenda. A parte chinesa foi favorável à proposta e o vice-ministro de Indústria e Informação Tecnológica da China, Su Bo, designou a vice-diretora-geral do Departamento de Cooperação Internacional, Zhao Yonghong, como coordenadora do grupo pelo lado chinês. Pelo lado brasileiro, foi designado o coordenador-geral de Investimentos do MDIC, Eduardo Celino.

O grupo irá trabalhar para estabelecer como as empresas desses setores nos dois países poderão acessar as oportunidades apresentadas e adquirir as informações necessárias à tomada de decisão de investimento e para a cooperação industrial e tecnológica.

Fonte: MDIC
Voltar - Início