Notícias
21/11/2012
Encomex Empresarial Bento Gonçalves tem mais de 800 inscritos
 

Brasília (21 de novembro) –  Mais de 800 pessoas já se inscreveram para participar, no dia 29 de novembro, na Serra Gaúcha, do Encomex Empresarial Bento Gonçalves, organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As inscrições são gratuitas e continuam abertas no site do Encomex: www.encomex.mdic.gov.br. Durante o evento, vão ser realizadas palestras e oficinas sobre temas de interesse dos pequenos e médios empresários que querem conhecer formas de iniciar exportações ou melhorar suas vendas para o exterior.

Na elaboração da programação do Encomex Empresarial Bento Gonçalves foi levada em conta a vocação regional onde são destaques a produção de uva e vinho, móveis, calçados, cutelaria, tecidos, confecções, semijóias, e os setores metal mecânico e de turismo. O Encomex acontecerá no Fundaparque - Parque de Eventos, na Rua Alameda Fenavinho, n° 481, na cidade de Bento Gonçalves, a aproximadamente cem quilômetros de Porto Alegre.

Realizado pela Secex em diversas regiões do país, o Encomex Empresarial tem o objetivo de fomentar a cultura exportadora e estimular a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, com a divulgação de informações sobre exportação, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios e informações referentes à logística e financiamento.

Detalhes da programação

O Encomex Empresarial Bento Gonçalves terá início às 9 h do dia 29 de novembro. Após a solenidade de abertura, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, abrirá o painel ‘O Brasil no Mercado Mundial’, com participação de empresários. Em seguida, o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emilio Garofalo Filho, fará a palestra ‘Como lidar com o câmbio nas exportações diante das incertezas externas’. À tarde, a partir das 14h, o público poderá participar de oficinas setoriais e temáticas, seguidas de debates com os palestrantes.

Os temas das oficinas serão:

• Exportação: o caminho para a competitividade;
• Inovação: caminhos para diferenciação e acesso a mercados internacionais;
• Design e Embalagem: inovação na prática do comércio exterior;
• Ferramentas de Apoio ao Exportador Brasileiro;
• Brasil Global Net: ligando o exportador ao mercado internacional;
• Barreiras Técnicas: superando os desafios para acesso aos mercados;
• Mecanismos de financiamento ao Comércio Exterior;
• Entendendo os procedimentos do Drawback, um estímulo a mais para exportar;
• Logística em comércio exterior e os desafios para a exportação;
• Cenário, Perspectivas e Oportunidades de Negócios para a América do Sul;
• Ações de Promoção Comercial da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento;
• Oportunidades de Negócios na Colômbia, Peru e Bolívia;
• Acordos Comerciais e Sistema Geral de Preferências; e
• Como avaliar a competitividade na exportação.

Atendimento e Rodada de Negócios

O Encomex Empresarial Bento Gonçalves também será uma oportunidade para os empresários esclarecerem dúvidas específicas sobre comércio exterior bem como resolver pendências com os especialistas da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC. O balcão de atendimento do MDIC funcionará das 10h às 18h. Para agendar os atendimentos, os empresários que já se inscreveram no Encomex Empresarial Bento Gonçalves devem preencher um formulário (disponível no site: www.encomex.mdic.gov.br) e encaminhá-lo para os e-mails: encomex@mdic.gov.br  e lina.chang@mdic.gov.br.

Também fazem parte da programação as Oficinas de Negócios Brasil Trade (Rodada com Tradings), organizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A agência promoverá ainda o Encontro de Negócios Brasil Trade (Projeto Comprador), onde as empresas brasileiras terão a oportunidade de se reunirem com compradores internacionais dos setores de alimentos e bebidas, vitivinícola, móveis, metal mecânico, semijóias, têxtil, coureiro calçadista e cutelaria. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: apexbrasil@apexbrasil.com.br .

Além disso, quem participar do Encomex Empresarial Bento Gonçalves poderá trocar experiências com empresas exportadoras e instituições parceiras que terão estandes no showroom do evento.

Apoio Institucional

O Encomex Empresarial Bento Gonçalves é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Apoiam o evento, no estado, o Governo do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Bento Gonçalves, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), o Centro Gestor de Inovação Moveleiro (CGI), o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Associação de Turismo da Serra Nordeste de Bento Gonçalves (Atuaserra), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Fundaparque e a Rede Dallonder.

Fonte: MDIC

Voltar - Início