Notícias
19/11/2012
Conselho quer fortalecer tradings
 
Ceciex ganhou personalidade jurídica para levar pleitos das comerciais exportadoras e importadoras ao governo e deve reforçar atuação. Novo sistema de afiliação entrará em vigor em 2013.

São Paulo – O Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex) vai reforçar sua atuação depois de ter ganhado personalidade jurídica própria, na metade deste ano, e implantará um novo sistema de afiliação em 2013. De acordo com informações do gerente executivo do organismo, Lucas Canello Franceschini, até então o Ceciex funcionava como conselho dentro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Com a nova estrutura, o organismo ganhou representatividade para defender os pleitos do segmento junto ao governo federal. Já estão chegando ao Ceciex, segundo o gerente, pedidos de empresas interessadas em que o Reintegra seja prorrogado para o segmento, além de outras demandas em comércio exterior. O Reintegra é Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras, sistema de devolução de 3% do valor de produtos industrializados exportados. Está previsto para que vença no final deste ano.

O Ceciex era formado por 40 empresas fundadoras e agora terá novos afiliados. As inscrições já estão sendo feitas pelo site da instituição, mas o novo sistema, com cobrança de taxa de adesão, deve entrar em vigor em 2013, segundo Franceschini. Com a medida, o Ceciex deve formar um banco de dados sobre o segmento e também serão reforçadas as ações, a partir de 2013, com a renovação de um convênio para promoção do segmento que é desenvolvido com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

O conselho trabalha no fortalecimento do network do segmento, promoção de rodadas de negócios com importadores no Brasil, missões no exterior, seminários e capacitação das indústrias para as quais as comerciais exportadoras e tradings trabalham, por meio do Projeto de Extensão Industrial (Peiex), que também é da Apex e é voltado para isso. Apesar de ter se desmembrado juridicamente, o Ceciex mantém sua sede na ACSP, no Centro de São Paulo.

Fonte: ANBA
Voltar - Início