Notícias
19/11/2012
Empresas brasileiras fazem negócios durante a FIHAV 2012
 
A participação brasileira na 30ª edição da Feira Internacional de Havana (FIHAV 2012), organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), gerou uma estimativa de negócios de U$D 99,8 milhoes para as empresas brasileiras durante os próximos 12 meses. Durante os sete dias da Feira, os 28 expositores brasileiros realizaram 290 contatos de negócios.

A Apex-Brasil organiza a participação das empresas brasileiras na FIHAV desde 2003. “As relações comerciais entre Brasil e Cuba tiveram forte impulso nos últimos anos, resultando em expressivo aumento do intercâmbio comercial entre os dois países. A FIHAV já se firmou como um evento estratégico para o Brasil e para diversas empresas brasileiras de complexos industriais representativos e inovadores, como os de alimentos, bebidas e agronegócios, casa e construção, moda, máquinas e equipamentos e tecnologia e saúde”, disse a diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Regina Silverio.

O Brasil recebeu dois prêmios durante o evento: o de melhor Pavilhão e o de melhor Gráfica Impressa, pelo material institucional distribuído no evento. O país foi contemplado ainda com a Medalha de Ouro em Qualidade do Produto, concedido à empresa Perfiline Componentes Metálicos, de Caxias (RS), e o Prêmio de Design, concedido à empresa Di Solle, de Gramado (RS).

A Perfilline, que fabrica equipamentos para a construção civil, apresentou o projeto de construção de casas populares e prédios em que as paredes são feitas de concreto, e que permite a construção de uma casa por dia, moldada no local.

A distinção da categoria Qualidade do Produto é feita pela Oficina Nacional de Normatização de Cuba, que premia iniciativas que reúnem inovação e qualidade em um mesmo produto. “A nossa participação na FIHAV não poderia ter sido melhor”, analisou Getúlio Fonseca, um dos sócios da empresa. “Já temos mais de um milhão de dólares em negócios prospectados em Cuba, ou seja, o que não haviamos conseguido fechar em um ano de negociações, concretizamos em apenas três dias de Feira”.

A empresa Di Solle, fabricante de utensílios de cozinha doméstica e industrial, recebeu o Prêmio de Design por seus talheres que possuem um cabo cuja lâmina não encosta na mesa. “O design é inovador e diferenciado e o produto alia qualidades como facilidade para a utilização e maior higiene no manuseio, e o cliente ainda tem a opção de de harmonizar as cores do produto com os diversos tipos de cozinha”, explicou a gerente de Exportações, Tatiana Haag. “É um produto patenteado a nível mundial e já exportado para mais de 30 países”, complementou.

Outras empresas também comemoraram os resultados da participação. Um exemplo é a Shoes Export e Import, que representa as marcas Havaianas e Piccadilly e participou da FIHAV pela quinta-vez. A exemplo dos anos anteriores, o resultado foi considerado excelente pelo diretor Comercial, Denilson da Silveira. “A FIHAV é um momento quase que único para uma divulgação massiva da marca junto aos clientes compradores (governo) e, principalmente, junto aos consumidores finais. Prospectamos um crescimento de 30% sobre as vendas de 2012, para o próximo ano”, disse. 

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início