Notícias
14/11/2012
Brasileiros participam de feira no Egito
 
Seis importadores irão a evento no balneário de Sharm el Sheikh conhecer produtores de temperos, ervas aromáticas e medicinais. No Cairo, eles participarão de rodada de negócios.
São Paulo – Seis empresas brasileiras vão visitar na sexta-feira (16) e no sábado a feira Food Gate & Fresh Gate no balneário de Sharm El Sheik, no Egito. A mostra irá reunir os principais produtores locais de ervas, plantas medicinais e aromáticas. Além de visitar o evento, os representantes da Agrofood, Santos Flora, Temperart, Ricex, Ruell e FR Castro participarão de uma rodada de negócios com 22 exportadores no Cairo.

A viagem dos brasileiros é promovida pelo projeto Emap (Egyptian Medicinal and Aromatic Plants), uma parceria do governo egípcio, da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e da Secretaria de Assuntos Econômicos da Suíça. O Emap foi lançado em 2011 para promover o setor de plantas medicinais até 2014, por meio de visitas técnicas a outros países e da atração de empresários estrangeiros ao Egito. São esperados visitantes de mais de cem nações na Food Gate.

De acordo com a gerente comercial da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Janaína Calonga, o evento é uma oportunidade para as empresas brasileiras encontrarem parceiros comerciais no país árabe. Ela observou que algumas das companhias poderão, no futuro, ser exportadoras de produtos processados a partir de temperos e ervas.

Executivo de Relações Governamentais da Câmara Árabe, Tamer Mansour acredita que os brasileiros podem sair do Egito com bons negócios. “O Brasil importa quase todo o tempero e ervas que consome. Estes empresários poderão encontrar boas oportunidades lá”, afirmou. Os dois representantes da entidade vão acompanhar a missão.

A analista de importação da Agrofood, Sandra Braz, afirmou que a empresa exporta produtos para o Egito, como feijão, café e pimenta, e que vai aproveitar a visita para procurar novos parceiros. “Hoje nós importamos funcho da Índia. Posso encontrar um fornecedor no Egito”, disse.

Esta não é a primeira participação do Brasil em ações do Emap. Em setembro deste ano representantes do projeto vieram ao País conhecer o mercado local e procurar por importadores de temperos e ervas medicinais. Na ocasião, eles visitaram a feira Food Ingredients South America, em São Paulo, e participaram de reuniões organizadas pela Câmara Árabe.

Os empresários ainda terão uma reunia com o embaixador brasileiro no Cairo, Marco Antonio Diniz Brandão.

Fonte: ANBA
Voltar - Início