Notícias
14/11/2012
Apex-Brasil premiará empresas e entidades setoriais
 
Será logo mais (13/11, a partir das 19h), no teatro Alpha, em São Paulo (SP), a cerimônia de entrega do 4° Prêmio Apex-Brasil – Exportar é Inovar, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para homenagear entidades setoriais, empresas e reportagem que se destacaram nos temas de exportação e atração de investimentos produtivos para o país.

O objetivo da premiação, criada em 2006 e realizada a cada dois anos, é reconhecer aqueles que, no campo do comércio exterior, sobressaíram por sua marcante contribuição ao desenvolvimento do país. “Nossa intenção é socializar as boas práticas e premiar o esforço de entidades e empresas que têm experiências de sucesso no mercado internacional utilizando ferramentas importantes para ampliar sua competitividade, tais como inteligência comercial, inovação e sustentabilidade”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

O Prêmio contempla 19 categorias, sendo cinco voltadas para entidades setoriais que desenvolveram projetos de promoção de exportações em parceria com a Agência. Já as empresas exportadoras participantes dos Projetos Setoriais da Agência concorrem em quatro categorias: inovação como diferencial competitivo, gestão internacional de marca, internacionalização como estratégia para desenvolvimento da competitividade e sustentabilidade e responsabilidade socioambiental nos negócios.

Há, ainda, uma categoria para premiar empresas brasileiras ou estrangeiras com operações no Brasil que obtiveram investimentos estrangeiros diretos estratégicos e outra voltada para as empresas comerciais exportadoras (tradings) que desenvolveram estratégia inovadora para exportação.
As empresas premiadas participarão da próxima campanha de comunicação institucional da Agência, que será veiculada nos principais meios de TV, rádio, mídia impressa e mídia aeroportuária.

Será premiada, também, reportagem sobre ações de promoção comercial brasileira veiculada da mídia impressa ou televisiva entre 1° de julho de 2010 e 30 de junho de 2012. 
Em todos os casos, a avaliação foi feita por um júri composto por representantes dos segmentos acadêmico, empresarial, governamental e jornalístico relacionados com o comércio exterior.

O Prêmio inclui seis categorias relativas ao aumento das exportações e à diversificação de mercados, cujos vencedores foram definidos a partir de consulta a bases de dados oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Por fim, há uma categoria de reconhecimento público, cujo vencedor foi escolhido pelos visitantes do site do Prêmio, que votaram nas histórias de sucesso de empresas exportadoras (registradas em vídeos).

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início