Notícias
14/11/2012
MDIC e Apex-Brasil apresentarão indústria de alimentos e bebidas a chineses
 
Brasília (14 de novembro) – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organizam, na próxima semana, o evento Flavours from Brasil (Sabores do Brasil) que levará vinte empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas à Pequim (China) para promover seus produtos e fazer negócios com compradores chineses.

O evento será realizado nos dias 20 e 21 de novembro no hotel Grand Hyatt Beijing e inclui workshops informativos sobre a produção brasileira, além de ações de relacionamento com o objetivo de promover a interação entre os empresários brasileiros e os convidados chineses. São esperados no evento autoridades, empresários, jornalistas e formadores de opinião chineses.

No dia 21 de novembro, serão promovidas rodadas de negócios com compradores da China, Taiwan, Hong Kong e Cingapura. A expectativa é de que sejam realizadas 400 reuniões de negócios entre os empresários brasileiros e aproximadamente 50 compradores estrangeiros.

Participarão do evento, que inclui uma coletiva de imprensa para a mídia chinesa, o secretário executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, e o subsecretário de Relações Internacionais do Agronegócio e Diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lino Colsera.

“A China representa uma enorme oportunidade para as empresas do setor de alimentos e bebidas. É um mercado gigantesco, com uma classe média crescente, e que vem demandando produtos com qualidade e segurança alimentar. Além disso, os chineses estão tentando conciliar a restrição de recursos naturais e as questões ambientais para manter um país mais sustentável. O Brasil é competitivo em todos esses quesitos e pode aumentar suas exportações de alimentos para o país”, comenta Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil, ressaltando que o evento Flavours from Brasil será importante para promover uma maior aproximação com os chineses.

Terceiro Maior Exportador de Alimentos e Bebidas
Em 2011, o Brasil foi o terceiro maior exportador mundial de produtos do agronegócio, incluindo alimentos e bebidas. As exportações destes segmentos chegaram a US$ 76,9 bilhões, um crescimento de 24,98% em relação aos resultados de 2010, e atingiram mais de 200 países. O Brasil é o maior exportador mundial de café, açúcar, etanol, soja, frango e suco de laranja. O país também está entre os líderes na exportação de carne bovina, carne suína, frutas, chocolates, balas e confeitos.

De acordo com o documento Agricultural Outlook 2010-2019, produzido pela Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil tem o setor agrícola que mais cresce no mundo, com uma estimativa de crescimento da produção de mais de 40% até 2019.

Fonte: MDIC
Voltar - Início