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13/11/2012
Exportação da cachaça: convênio inicia ações em Pernambuco
 
· Novo projeto entre a Apex-Brasil e o IBRAC desenvolverá ações de promoção comercial para incrementar as vendas externas da tradicional bebida brasileira.
 
· Produtores brasileiros participarão de rodadas de negócios com compradores dos Estados Unidos e Canadá nos dias 15 e 16, no Salão Internacional da Cachaça, em Recife.
 
Pernambuco receberá nos próximos dias 15 e16, a primeira ação do projeto setorial para promoção da cachaça brasileira no exterior, , parceria entre a Agência Brasileira de Exportação e Investimentos, (Apex-Brasil)e o Instituto Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). O objetivo do convênio, assinado no dia 26/10, é aumentar as exportações do setor consolidando o reconhecimento da bebida no mercado internacional como um destilado genuinamente brasileiro.
 
O projeto comprador e imagem em Pernambuco, que tem como carro-chefe uma rodada de negócios internacional realizada entre produtores brasileiros e cinco convidados dos Estados Unidos e Canadá, será realizado durante a quinta edição do Salão Internacional da Cachaça. O evento, em sua quinta edição, será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco e vai reunir produtores, empresas da cadeia produtiva, indústrias, representantes comerciais e prestadores de serviços que atuam no agronegócio em todo o País e também no exterior.
 
Antes, nos dias 13 e 14, a comitiva de compradores estrangeiros fará visitas técnicas a produtores de cachaça nos estados de Pernambuco e da Paraíba.
 
Segundo dados do Ibrac, mesmo com uma capacidade instalada de produção de 1,2 bilhão de litros, menos de 1% da cachaça produzida anualmente no Brasil chega ao exterior. Hoje a bebida é comercializada para mais de 60 países, o que representa um 9,8 milhões de litros gerando uma receita de US$ 17,28 milhões.
 
O mercado- alvo deste novo projeto é o americano. A venda de cachaças para os EUA cresceu 32,9% em valor entre janeiro e julho de 2012, em comparação ao mesmo período de 2011. A expectativa do Ibrac é até o fim deste ano o montante da exportação seja superior a U$ 2 milhões, o que significa um crescimento de mais de 10% na comparação com 2011.
 
O projeto, que tem duração de um ano, tem atualmente 27 participantes, entre produtores, cooperativas, consórcios de produção e comercialização, padronizadores e engarrafadores de cachaça.
 
As rodadas de negócio que integram a iniciativa acontecem em todos os dias do evento.“ O Salão é muito importante para a troca de informações, dar maior visibilidade à bebida e também criar e consolidar novos mercados. Por isto esse convênio é fundamental para a consolidação da bebida no mercado dos Estados Unidos”, frisa a diretora-executiva da Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (APAR), que promove o evento em Pernambuco.

Fonte: Apex-Brasil
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