Notícias
13/11/2012
MDIC promove workshop de cooperação entre clusters brasileiros e europeus
 
Brasília (12 de novembro) - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), coordenador do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), organiza, de hoje até 14 de novembro, o 1° Workshop Brasil União Européia de Cooperação Cluster-Cluster. O evento será realizado no MDIC e a abertura será nesta segunda-feira, às 18h, no auditório do MDIC.

No encontro, serão apresentados resultados de projetos bilaterais destinados à promoção da excelência na gestão de clusters e debatidos temas para cooperação técnica entre representantes de APLs, clusters e instituições responsáveis pela gestão desses arranjos no Brasil e na União Européia. A idéia é utilizar essas ligações em benefício do desenvolvimento posterior de novas agendas de cooperação bilateral.
Clusters são agrupamentos de empresas com características semelhantes, que coabitam num mesmo local ou região e colaboram entre si em busca de mais eficiência produtiva. No Brasil, são equivalentes aos Arranjos Produtivos Locais.

Memorando

O evento é um desdobramento do Memorando de Entendimento (MOU) assinado em 16 de dezembro de 2011 pelo ministro Fernando Pimentel e o vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani. O objetivo do acordo é promover a inovação e o desenvolvimento de políticas modernas de clusters.

A partir do Memorando, duas ações de cooperação foram desenvolvidas em 2012. A primeira delas tem como objetivo a Integração de dados dos Observatórios de APLs do Brasil e clusters da União Europeia. A segunda é destinada a elaborar um relatório acerca de experiências bem-sucedidas de governança de APLs/Clusters no Brasil e na Europa, com potencial para desenvolvimento de projetos de cooperação técnica.

Simultaneamente, a Secretaria Executiva do GTP-APL coordenou um projeto de cooperação cluster x cluster. A proposta foi debatida no âmbito dos Diálogos Setoriais para Desenvolvimento Regional, entre o Ministério da Integração Nacional (MI) e a Direção-Geral de Política Regional e Urbana (DG Regio), da União Europeia. O resultado foi a elaboração de um estudo sobre perspectivas de parceria entre agrupamentos identificados no Brasil e na Europa com maiores oportunidades para a realização de trabalho conjunto.

Fonte: MDIC
Voltar - Início