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09/11/2012
Capitania amplia navegação noturna no Canal da Galheta
 
Com a dragagem dos pontos críticos praticamente concluída e melhora na segurança da navegação, Capitania autoriza navios de até 305 metros trafegarem no canal de acesso aos portos paranaenses.

A Capitania dos Portos do Paraná publicou portaria, nesta quinta-feira (8), permitindo o tráfego noturno no Canal da Galheta, que dá acessos aos portos de Paranaguá e Antonina, de navios com até 305 metros de comprimento e com boca até o limite de 40 metros. A medida é reflexo das melhorias na navegabilidade atingidas no Canal com a dragagem que está sendo feita pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), e que está praticamente concluída.

Antes deste anúncio, a navegação noturna em Paranaguá estava restrita a navios de até 210 metros. Mas com o restabelecimento da profundidade do Canal, os navios que trafegam em Paranaguá podem ter até 305, conforme a Norma de Tráfego delimita. No entanto, o Porto já recebeu navios de até 335 metros de comprimento, mas com autorização especial da Capitania.

Para o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a autorização da Marinha ratifica a segurança na navegação, principal meta da campanha de dragagem em andamento. “Uma das primeiras ações do governador Beto Richa, como governador, foi determinar a dragagem no Porto de Paranaguá. No ano passado foi feita uma dragagem emergencial dos berços e agora estamos concluindo a dragagem dos pontos críticos. Com isso, os portos paranaenses tornam-se mais seguros e competitivos”, explicou Dividino.

Na portaria publicada, a Capitania dos Portos ressalta que a autorização para navegação noturna de navios de maior porte se deu pela “progressiva melhora nas condições reinantes no canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, notadamente na sua margem esquerda, contribuindo para a segurança da navegação”.

Dragagem - A dragagem de manutenção do canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina foi iniciada no dia 18 de julho. Com a dragagem, a profundidade do Canal da Galheta será restabelecida em 15 metros. Antes do início dos trabalhos, havia pontos com 13,10 metros de profundidade. O custo total da obra é de R$ 37 milhões e está sendo paga com recursos próprios da Appa. A draga chinesa Xin Hai Feng está realizando os trabalhos no lote 1. No lote 2 – que abrange o acesso ao Porto de Antonina – uma segunda draga de menor porte irá realizar os trabalhos.

“Temos um grande programa de dragagem que pode ser dividido em três fases. Na primeira, que estamos executando agora, estão sendo dragados os pontos críticos. Na segunda, que colocaremos em prática no ano que vem, realizaremos uma campanha de manutenção em toda extensão dos portos”, explica Dividino. A terceira etapa do projeto refere-se à dragagem de aprofundamento dos canais, de 15 para 16 metros de profundidade. A partir dela os portos poderão receber navios de maior porte.

Fonte: APPA
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