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08/11/2012
Ambiente e oportunidades de negócio com a China foram temas de Seminário em São Paulo
 
Seminário Mercado Foco China, promovido pela Apex-Brasil nesta terça-feira (6), incluiu depoimentos de empresários brasileiros com experiência na China e divulgação de informações estratégicas para as empresas interessadas neste mercado. 
 
Mais de 600 empresários (estando 300 fisicamente presentes e os demais assistindo por meio da internet) participaram, nesta terça-feira, 6, do Seminário Mercado Foco China, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento contou com depoimentos de empresários com experiência no mercado chinês, apresentações de informações estratégicas e jurídicas e de ferramentas de promoção comercial disponíveis para as empresas exportadoras brasileiras.
 
"A ideia do Mercado Foco é criar uma aproximação entre as ferramentas de promoção comercial oferecidas pela Apex-Brasil e os empresários. Queremos apresentar novas oportunidades e torná-las claras e objetivas", explicou o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, no discurso de abertura do evento.
 
Em sua apresentação sobre as perspectivas econômicas e macrotendências da China, o coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, Marcos Lélis, destacou a importância de se analisar o comércio com os países vizinhos à China. "Estes países têm uma forte integração com a China e podem vir a ocupar uma enorme parte de suas demandas comerciais", explicou Lélis.
 
Na apresentação sobre o panorama atual e o ambiente de negócios na China, Marcos Caramuru, sócio e gestor da Kemu Consultoria, sediada em Xangai, apontou o principal foco de investimentos que deve ter mais espaço na China nos próximos anos. "Os chineses não querem mais qualquer tipo de investimento. Haverá uma prioridade para investimentos que trazem tecnologia agregada, que possa impulsionar ainda mais o desenvolvimento de produtos inovadores", disse Caramuru.
 
O advogado José Ricardo dos Santos Luz, sócio da Duarte Garcia Caselli Guimarães e Terra em Pequim, falou sobre os aspectos legais do ambiente de negócios na China. Para ele, a China "deixou de ser uma fábrica do mundo para se tornar uma exportadora de produtos de qualidade".
 
Também constaram na programação do Seminário Mercado Foco China apresentações sobre as ferramentas de promoção comercial da Apex-Brasil e os serviços prestados pelo Centro de Negócios da Agência em Pequim para apoiar o exportador brasileiro que tem ou pretende ter relações comerciais com clientes chineses.
 
Depoimentos da Paquetá/Dumond (empresa de calçados que aposta no segmento de luxo para vender para a China) e da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) completaram a agenda do evento.
 
Esta foi a sexta edição do Seminário Mercado Foco. Antes, já haviam sido realizados seminários apresentando as oportunidades e o ambiente de negócios dos seguintes países: Estados Unidos, Angola, Emirados Árabes Unidos, Colômbia e Rússia. Para 2013, estão previstas outras quatro edições do evento, com foco em: Arábia Saudita, Coreia do Sul, Peru e África do Sul.
 
Depoimentos
 
Os cerca de 300 empresários que compareceram ao evento realizado na sede da FIESP nesta terça-feira puderam ter contato com uma série de informações estratégicas que podem auxiliá-los na tomada de decisões sobre exportar para o mercado chinês. "O formato do evento é muito interessante, pois reúne aspectos políticos, econômicos, jurídicos e comerciais e também a experiência de quem está em contato com a China há algum tempo. Deu para ver que existe um potencial de mercado enorme para produtos de alta qualidade na China. Esse tipo de informação você não encontra em qualquer lugar", disse Fernando Ulhôa, diretor executivo da Net Trading, comercial exportadora sediada em São Paulo.
 
O diretor da comercial exportadora Supership Trading Services, Paulo Mello, aproveitou o Seminário para colher informações estratégicas de comércio exterior. "Fica muito mais fácil eu convencer o meu cliente de que o produto dele pode ser comercializado com a China. O evento mostra como aproveitar a oportunidade", afirmou.
 
Miriam Pires, gerente regional da Cholet, empresa de Fortaleza (Ceará) que atua no segmento de moda feminina, disse que sua empresa já fez algumas exportações pontuais, mas que eventos como o Seminário Mercado Foco China são importantes para entender melhor as características do comércio com aquele país. "É importante esse apoio que a Apex-Brasil nos dá e que nos ajuda a conduzir melhor o processo de exportação", conclui.

Fonte: Apex-Brasil
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