Notícias
06/11/2012
Big 5 fica maior e mais sustentável
 
Feira de construção civil do Oriente Médio cresce 7% em relação a 2011. Produtos "verdes" ganham espaço e empresas brasileiras podem fortalecer presença na região.
Dubai – Maior do que em 2011, com produtos mais sustentáveis e com mais influência sobre os vizinhos dos Emirados Árabes Unidos. Esta é a edição de 2012 da maior feira de construção civil do Oriente Médio, a Big 5 Show, que foi aberta nesta segunda-feira (5) em Dubai. O crescimento desta edição em relação a de 2011 foi de 7%, segundo o diretor do evento, Andy White. A feira deste ano também amplia sua presença nos vizinhos árabes como Kuwait, Arábia Saudita e Catar, onde o mercado imobiliário promete crescer aceleradamente nos próximos anos. Para as empresas brasileiras, a chance é de ampliar sua presença na região.

Segundo White, a Big 5 2012 está maior em todas as dimensões. O crescimento de 7% observado por White refere-se ao aumento na quantidade de expositores, espaço ocupado e variedade de produtos maior. Mais de 40 mil pessoas se credenciaram para esta feira. Em 2011, foram 30 mil pessoas. "Além de mais produtos e variedade, esta feira está com uma programação mais ampla, teremos seminários e palestras. Tudo para ajudar os expositores a vender mais", disse White à ANBA.

A Big 5 não está só maior do que no ano passado. A cada ano, os produtos, técnicas e serviços apresentados na feira ficam mais sustentáveis. A pressão para que isso aconteça, diz White, vem dos emirados de Dubai e Abu Dhabi. "Há muita renovação em Abu Dhabi e Dubai também exerce uma regulação maior (sobre a sustentabilidade dos projetos) desde 2004. É importante porque provoca efeitos no consumo de energia, nos sistemas de ar-condicionado, na redução de água. É muito expressivo. Isso influencia os construtores dos outros países porque aqui as condições climáticas e o acesso à água são mais severos. O que se faz aqui, se faz em qualquer lugar", disse.

White também afirmou que, embora 56% dos frequentadores da Big 5 sejam representantes de instituições dos Emirados Árabes Unidos, 43% dos visitantes são de países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês). "O sucesso da feira também é devido à presença de pessoas da Arábia Saudita, do Kuwait e do Catar, países em que o mercado imobiliário está aquecendo. Isso acontece especialmente entre os sauditas", disse.
Voltar - Início