Notícias
05/11/2012
Ministro inicia visita oficial ao Japão nesta terça-feira
 
Brasília (5 de novembro) – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, abre nesta quarta-feira (7), em Tóquio, no Japão, a 15ª Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, organizada pelo Keidanren, a Federação das Organizações Econômicas do Japão, e por sua congênere brasileira, a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O encontro é anual e ocorre alternadamente entre os dois países. O último foi em Salvador, Bahia. Pimentel comporá a mesa de abertura ao lado do ministro de Estado (equivalente a Secretário Executivo no Brasil) do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, Yosuke Kondo, e dos presidentes japonês e brasileiro do comitê, respectivamente, Masami Iijima, e José de Freitas Mascarenhas. Na pauta do encontro Keidanren-CNI, temas como óleo, gás e mineração, infraestrutura, energia renovável, inovação, agricultura, finanças e turismo. Antes do evento, o ministro se reúne com Masami Lijima.

O ministro chega ao Japão um dia antes, nesta terça-feira (6), quando se reúne com o ministro Yukio Edano e com o ministro-chefe do Gabinete do Primeiro-Ministro do Japão, Osamu Fujimura. Com Edano, Pimentel discute estratégias de cooperação tecnológica e atração de investimentos japoneses para o Brasil. Com Fujimura, o ministro deve conversar sobre as relações políticas Brasil-Japão.

Integram ainda a comitiva brasileira o secretário executivo-adjunto do MDIC, Ricardo Schaefer, o secretário de Inovação, Nelson Fujimoto, e o ministro Rubens Gama, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Fonte: MDIC
Voltar - Início