Notícias
31/10/2012
Brasil e Israel lançam edital de cooperação em tecnologia da informação, saúde e defesa
 
Brasília (31 de outubro) - Brasil e Israel lançarão na próxima segunda-feira, 5 de novembro, em reunião na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Segundo Edital de Chamada para apresentação de propostas de cooperação tecnológica entre os dois países. A iniciativa faz parte das atividades previstas em Memorando de Entendimento (MOU) assinado em 2007 sobre Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial no Setor Privado.

A chamada será destinada empresas brasileiras e israelenses dos setores de tecnologia da informação e comunicação (TIC), saúde e defesa. As instituições serão convidadas a elaborarem propostas de cooperação em pesquisa e desenvolvimento (P&D) que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial. Sua produção pode ser direcionada tanto à comercialização doméstica quanto no mercado global.

Parcerias e benefícios

As empresas interessadas em participar contarão com assistência permanente no processo de busca de parceiros, o mecanismo conhecido como matchmaking. O Comitê Gestor, coordenado pelo MDIC no Brasil, e pelo MATIMOP, agência oficial de fomento à infraestrutura industrial do Ministério da Indústria, Comércio e Trabalho de Israel (OCS), prestarão o auxílio necessário às organizações. Uma agenda de encontros, missões e conferências setoriais será promovida visando estimular empresários brasileiros e israelenses a encontrarem seus potenciais parceiros.

Todas as informações relativas à nova chamada, como detalhes do edital, orientações às empresas, passo a passo para a inscrição, comunicados, publicações e a agenda de eventos, poderão ser encontradas no site
http://www.brasilisrael.mdic.gov.br
, que funcionará também a partir do dia 5. Para facilitar a criação de parcerias, a página disponibilizará um Banco de Dados de empresas de Brasil e Israel, que contará com uma série de informações úteis acerca das companhias para serem usadas no estabelecimento de acordos associativos.


Financiamento

Os projetos conjuntos que se adequarem às normas do Edital poderão buscar recursos de financiamentos em ambos os países para o mesmo projeto. Israel oferecerá recursos para esse fim por meio do Escritório do Cientista-Chefe (OCS), enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) serão as opções de apoio financeiro no Brasil. Ressalta-se que no Brasil o apoio financeiro deverá observar as regras e os procedimentos operacionais de cada instituição, bem como a legislação aplicável em vigor.


Acesse o site da Cooperação Brasil - Israel
(a partir de 5/11)


Fonte: MDIC

Voltar - Início