Notícias
24/10/2012
Exportação de peixes rende US$ 4 bi à África
 
Os produtos do mar representam 20% das vendas externas agrícolas do continente, segundo documento divulgado em um fórum para o desenvolvimento africano, na Etiópia.

São Paulo – Os países africanos faturam US$ 4,4 bilhões por ano com exportações de produtos do mar, segundo documento divulgado no 8ª Fórum para o Desenvolvimento da África, que começou nesta terça-feira (23) e segue até quinta-feira (25), em Adis Abeba, na Etiópia, tendo como tema principal a exploração de recursos naturais para o crescimento.

O levantamento contabiliza dados desde 1985 e inclui produtos como peixes e frutos do mar. De acordo com o documento, divulgado pela agência de notícias africana Panapress, as exportações deste setor na África representam 20% das vendas externas totais agrícolas do continente e são uma importante fonte de renda local.

A procura mundial por produtos marinhos não para de aumentar, cerca de 30% ao ano nos últimos anos, acima de outros produtos do agronegócio, como o arroz, cuja demanda avançou 5%. Segundo o documento, estes itens são importantes na segurança alimentar e o seu consumo global anual gira em torno de 150 milhões de toneladas.

Na própria África, no entanto, o consumo de peixes representa apenas metade da média mundial, que é de 16 quilos por pessoa por ano. A alimentação com este tipo de produto, no entanto, é elevada em alguns países, como Gana, Gâmbia, Serra Leoa, Nigéria e regiões da África do Sul. O consumo mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 quilos por pessoa ao ano.

A abertura do 8ª Fórum para o Desenvolvimento da África ocorreu ainda na segunda-feira (22) à noite. Trata-se de uma reunião bianual da Comissão Econômica para a África, agência da ONU, e tem como objetivo discutir estratégias para o desenvolvimento do continente.

Fonte: ANBA
Voltar - Início