Notícias
22/10/2012
Brasil terá missão a Emirados e Arábia Saudita
 
A Apex organiza a ida de uma delegação empresarial para os dois países em fevereiro de 2013. Haverá rodadas de negócios em Jeddah e Dubai. Inscrições estão abertas até 23 de novembro.
 
São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) recebe, até 23 de novembro, inscrições de empresas brasileiras interessadas em participar de uma missão empresarial para Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos em fevereiro do ano que vem. O objetivo é levar empresas do País para conhecer o mercado de lá e para contatos com importadores dos dois países. Elas terão rodadas de negócios em Jeddah e Dubai.

De acordo com o coordenador da Unidade de Imagem e Acesso a Mercados da Apex, Ricardo Santana, a missão tem como foco principal os setores de alimentos e bebidas, construção, máquinas, equipamentos e autopartes. Mas também podem participar empresas de outros segmentos. A ideia é levar um grupo de 20 a 30 companhias, pelo menos quatro a cinco de cada área para que os encontros sejam interessantes também aos importadores.

No roteiro da missão estão contatos com representantes dos governos locais e rodadas de negócios nos dois países. A delegação estará na Arábia Saudita nos dias 18 e 19 de fevereiro e em Dubai nos dias 20 e 21. Neste último, haverá dois dias de encontros de negócios, o primeiro com importadores do Kuwait, Omã, Catar, Líbano, Iraque, Bahrein e Jordânia. No segundo dia, as rodadas serão com compradores dos Emirados Árabes Unidos.

A missão foi programada para alguns dias antes da Gulfood, feira do setor de alimentos que acontecerá de 25 a 28 de fevereiro. Santana sugere que os integrantes da missão fiquem no país para visitá-la. As inscrições para participar da feira como expositores, como parte do pavilhão brasileiro, já estão encerradas. No ano passado, também foi realizada a viagem de uma delegação antes da feira, que teve, inclusive, a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O ministro deve chefiar o grupo em 2013 novamente.

Como parte da organização do evento, a Apex fará uma reunião preparatória com as empresas no Brasil. O encontro, que ainda não tem data definida, terá a presença de consultores da Arábia Saudita e Emirados, que falarão sobre os países e a dinâmica da agenda da missão. Eles também estarão disponíveis para ajudar as empresas brasileiras durante as rodadas de negócios em Jeddah e Dubai. A Apex é responsável por toda a logísitica da missão e os empresários terão que arcar com seus custos de hospedagem, viagem e gastos locais.

Santana afirma que há muito potencial na Arábia Saudita e Emirados e as empresas também têm esta percepção. Tanto que vem aumentado a procura brasileira pela participação em feiras da região. Outro sinal de que as relações com eles avançaram, de acordo com o coordenador, é o fato de haver mais visitas de empresários árabes ao Brasil. Arábia Saudita e Emirados estão entre os principais mercados do Brasil no mundo árabe. Os sauditas fizeram importações equivalentes a US$ 2,1 bilhões de janeiro a setembro deste ano e os Emirados de US$ 1,7 bilhão. Eles foram o primeiro e terceiro compradores, respectivamente.

A missão de fevereiro de 2013 é promovida pelo MDIC juntamente com Ministério de Relações Exteriores, Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Confederação Nacional da Indústria. O presidente da Apex, Mauricio Borges, fará parte da delegação.

Fonte: ANBA
Voltar - Início