Notícias
19/10/2012
Um encontro para fundos e exportadores
 
A Apex promove, no dia 11 de dezembro, em São Paulo, fórum que vai colocar frente a frente gestores de fundos e empresas interessadas em receber investimentos para alavancar vendas internacionais.

São Paulo – Empresas brasileiras interessadas em receber investimentos para alavancar suas exportações terão a oportunidade de estar frente a frente com gestores de fundos de participação em dezembro. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai realizar, no dia 11 de dezembro, na capital paulista, encontro entre empresas selecionadas e associados da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).

As inscrições já se encerraram e 60 empresas se candidataram. Elas passarão por uma triagem que vai identificar quais têm condições de receber um aporte de capital. De acordo com a coordenadora de investimentos da Apex, Maria Luisa Cravo, a iniciativa partiu do projeto que a Apex desenvolve com a ABVCAP desde 2009. As duas se juntaram para dar mais visibilidade aos fundos brasileiros no exterior. No começo deste ano também passaram a trabalhar na identificação de empresas do País capazes de receber investimentos.

Foi desta última ação que partiu a ideia de colocar para conversar empresas interessadas em receber capital e gestores em busca de companhias promissoras. Segundo Cravo, os fundos olham, por exemplo, quem são os principais executivos da empresa, a história de crescimento da companhia, avaliam os seus produtos e serviços e as perspectivas para aquele setor. Há desde gestores que procuram negócios mais tradicionais como o de moda até quem esteja atrás de desenvolvedores de altas e novas tecnologias.

As empresas selecionadas pela Apex farão uma apresentação de dez minutos no dia 11 de dezembro para associados da ABVCAP. A ideia é que ali se inicie uma relação que possa gerar investimento futuro. O encontro é voltado para empresas que já participam de projetos setoriais da Apex, que têm com foco a exportação. Cravo explica que com o mercado brasileiro aquecido, há muitas empresas que exportam pouco porque não têm como aumentar sua capacidade de produção. O objetivo é que os aportes propiciem essa ampliação e assim haja como exportar. Ou se este não for o caso, que o capital recém-chegado possibilite o investimento no mercado internacional.

Os gestores que vão participar do encontro, chamado “Venture & Seed Export Forum”, representam fundos estabelecidos no Brasil, mas a maioria tem também capital estrangeiro. De acordo com a coordenadora de investimentos da Apex, não há restrição no tamanho da empresa para receber investimento de um fundo. Alguns, inclusive, lembra ela, preferem as companhias menores. Devem se apresentar de 12 a 15 empresas. As que não forem selecionadas terão um feedback sobre os motivos e as escolhidas terão treinamento.

As empresas serão divididas entre as que têm perfil para receber aportes de fundos de participação de seed capital, com faturamento até R$ 10 milhões por ano, e venture capital, maior do que R$ 10 milhões. As companhias já devem ser constituídas e não podem ser apenas projetos. Os fundos, além de injetar dinheiro na empresa, participam da gestão. Além da Apex e a ABVCAP, também a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) está por trás da iniciativa. O local do encontro ainda não está definido.

Fonte: ANBA
Voltar - Início