Notícias
17/10/2012
Brasil marca presença com 82 empresas na mais importante feira de alimentos do mundo
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organiza a participação de 82 empresas brasileiras no Salon International de l’Alimentation (SIAL 2012) que ocorre de 21 a 25 de outubro deste ano. O SIAL é o principal evento mundial do setor de alimentos e bebidas, e é realizado a cada dois anos em Paris (França).

A estimativa dos organizadores é que a feira receba 140 mil visitantes - todos profissionais da indústria de alimentos - que conhecerão os produtos, lançamentos e tendências ofertados por seis mil expositores, provenientes de 100 países.

“Nosso objetivo no SIAL este ano é promover negócios e, também, mostrar aos compradores e formadores de opinião de todo o mundo que, além da força e da sustentabilidade de sua produção agropecuária, o Brasil oferece uma enorme variedade de alimentos e bebidas industrializados, com alta qualidade, tecnologia e sofisticação”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

As empresas brasileiras participantes representam 13 segmentos da indústria nacional: carne bovina; carne de frango, de pato e ovos; carne suína; balas, chocolates e confeitos; massas alimentícias; café; grãos (arroz, cereais e castanhas); temperos e especiarias, biscoitos, vinhos; cachaça, sucos e polpa de fruta e outras bebidas.

Os estandes do Brasil ficarão localizados em três pavilhões da feira e ocuparão uma área de 1,6 mil metros quadrados no SIAL. Será utilizada uma comunicação visual única que identificará a presença brasileira no evento, apoiada no slogan “Brasil. Um país, muitos sabores”.

Rodadas de Negócios

Este ano, a Apex-Brasil inova ao promover rodadas de negócios entre as empresas brasileiras e 26 compradores pré-selecionados, vindos de países do norte da África (Egito, Marrocos e Tunísia), do Oriente Médio (Arábia Saudita) e também do Leste Europeu (Romênia), a convite da Agência.
“Selecionamos, com o apoio de uma consultoria internacional, compradores que já manifestaram interesse pelos produtos brasileiros e que têm grande poder de compra. Com isso, pretendemos reforçar ainda mais as oportunidades de negócios para as empresas brasileiras”, explica Borges.

As rodadas de negócios serão realizadas no “Boteco” do Brasil, espaço que recria a atmosfera dos típicos bares do país, e onde também serão promovidas ações de degustação e demonstração de preparo de comidas típicas brasileiras, revisitadas pelos chefs de cozinha Eliane Relvas e Cristian L’huillier.

Força da indústria brasileira

As exportações brasileiras de produtos do agronegócio, de alimentos e bebidas cresceram 28,98% em 2011 em relação ao ano anterior, chegando a US$ 76,9 bilhões. Com esse resultado, o Brasil conquistou o terceiro lugar no ranking mundial dos maiores exportadores destes produtos, segundo dados do GTIS (Global Trade International System).

Ainda de acordo com o GTIS, entre 2007 e 2011, as exportações brasileiras destes produtos tiveram uma taxa média de crescimento de 18,09%, a mais alta entre os cinco maiores exportadores mundiais de produtos do agronegócio, alimentos e bebidas. Com uma grande diversificação, os produtos brasileiros do setor chegaram aos consumidores de mais de 200 países no ano passado.

Em 2011, o Brasil exportou 402 produtos do grupo de alimentos e bebidas industrializados. Os principais mercados de destino das exportações brasileiras de alimentos e bebidas são atualmente: China, Países Baixos, Rússia, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Arábia Saudita, Venezuela, Espanha e Irã.

Projetos Setoriais da Apex-Brasil
 
A Apex-Brasil desenvolve 18 projetos em parceria com entidades setoriais de setores o de agronegócio, alimentos e bebidas, dos quais participam 748 empresas, que exportaram em US$ 16,16 bilhões em 2011. De janeiro a agosto de 2012, as exportações desse grupo de empresas chegaram a US$ 9,92 bilhões.

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início