Notícias
17/10/2012
Sweet Brasil vai à maior feira de alimentos do mundo
 
Empresas brasileiras apresentam seus produtos na Sial Paris 
 
São Paulo, outubro de 2012 – A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - promoverá a exposição dos produtos da sua marca de exportação, Sweet Brasil, em parceria com a Apex-Brasil, na Sial Paris, na França. O evento é realizado a cada dois anos, e este ano acontece entre os dias 21 e 25 de outubro.
 
Montevérgine, Itamaraty, Peccin, Jazam, Riclan, Toffano, Chocolates Garoto, Docile, Dori e Vonpar são as dez empresas brasileiras do setor que desembarcarão na capital francesa. Durante a última edição da feira em 2010 foram realizados 682 contatos, que renderam negociações de U$ 4.430.000 e a expectativa de negócios para os próximos 12 meses foi de U$ 10.500.000.
 
As empresas também participarão do projeto “Comprador”, que consiste em dois dias de rodadas de negócios com compradores do norte da África, Oriente Médio e Leste Europeu. Além disso, a ABICAB irá apresentar o setor aos compradores que participarão do projeto comprador. 
 
Outra atração da exposição é a participação de um chef de cozinha no estande brasileiro para elaboração de pratos e sobremesas, no formato de aulas e demonstrações. Ingredientes tipicamente brasileiros e competitivos no mercado internacional são os destaques das receitas apresentadas.
 
Solange Isidoro, vice-presidente de Exportação da ABICAB, declara que o evento é de grande importância para o posicionamento das empresas brasileiras diante da concorrência mundial. Trata-se de uma feira, com grande visibilidade para os exportadores brasileiros e possibilidades de negócios no continente europeu. Este é mais uma inciativa importante dentro do objetivo do Projeto Big Push.”
 
O Big Push é uma parceria entre ABICAB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que tem como objetivo ampliar, de forma criativa, a internacionalização da indústria brasileira do setor.
Com investimentos previstos de R$ 5,3 milhões em ações de promoção e inteligência comercial entre 2012 e 2014, o projeto, segundo o presidente da ABICAB, Getúlio Ursulino Netto, traduz a missão de impulsionar as vendas no exterior.
 
Durante os cinco dias de evento, cerca de 140 mil profissionais do setor alimentício de mais de cem países estarão presentes na feira. Os visitantes vão conhecer as novidades dos expositores presentes.
 
Lançamentos na Feira
 
Jazam - traz lançamentos como a linha Ducrem e a linha Pingo de Leite. A linha Ducrem passou por uma revitalização completa das embalagens. Além disso, lança o sabor Ducrem Caramelo.
 
Docile – lança internacionalmente mais dois sabores e formatos da linha DociGummies de balas de gelatina: a DociGummies Banana,com forma e sabor característico da fruta tropical mais consumida do Brasil, e a DociGummies Festa,de sabor tutti-frutticom apresentação diferenciada e coberta por miçangas coloridas. Também lançará os sabores Amora (blueberry e amoras vermelhas) e Cola.
 
Montevergine – exibirá a linha de Waffer Rolls, que atualmente tem crescido 25% ao mês. Os produtos estão disponíveis em sete sabores: Chocolate, Trufas, Avelã, Morango, Coco, Brigadeiro e Leite.
 
Vonpar - traz um cardápio de produtos inéditos e inovadores, etre eles o Pirulito Nóig 4 Elementos, que chega para atender um público diferenciado. Outra aposta nesse sentido é no sabor iogurte de morango, presente na edição limitada do Bib’s Yogurt, e em um novo pirulito da linha, o Baboom Mega Yogurt.
 
Exportações no Brasil
 
As exportações do setor de chocolates, balas e amendoins atingiram US$ 166 milhões de janeiro a junho de 2012. O cenário do País é promissor. Só para a Europa, o Brasil exportou cerca de 4,08 mil toneladas. Segundo levantamento da consultoria internacional Euromonitor, o Brasil deve assumir a vice-liderança entre os dez maiores mercados de chocolate, balas e amendoim do mundo até 2016.
 
Em 2011, a indústria brasileira de confectionery teve faturamento real de US$ 12,6 bilhões, o que garantiu pouco mais de 50% do faturamento do setor em toda a América Latina, que foi de US$ 24,9 bilhões. O volume produzido no País, no ano passado foi 6% superior ao de 2010, segundo a ABICAB.
 
Sobre a ABICAB:
 
A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que é responsável pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos.

Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.
 
Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Programa Sweet Brasil, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo.

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início