Notícias
17/10/2012
1° SIMBRACS reunirá setores público e privado em Brasília
 
Brasília (15 de outubro) - No âmbito do Plano Brasil Maior (PBM) e do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) congrega parceiros e realiza em Brasília, nos dias 28 e 29 de novembro no Centro de Convenções Brasil XXI, o I Simpósio Brasileiro de Políticas Publicas para Comércio e Serviços – SIMBRACS. O simpósio pretende se firmar como referência no debate sobre comércio, logística e serviços, além de ajudar a disseminar, no Brasil, o conhecimento sobre o setor.

Trata-se de um evento sem precedentes em seu escopo, coordenado pela Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com o Sebrae. Contando com a participação de ministérios e agências do governo federal, secretarias estaduais e municipais, juntas comerciais, representantes do Poder Legislativo, de entidades do setor privado, de trabalhadores, empresários, acadêmicos e convidados internacionais, o I SIMBRACS é uma oportunidade inédita para a propagação de conhecimento que ampliará o impacto sistêmico do setor terciário na economia brasileira.

Durante o evento, além de reuniões oficiais e debates serão apresentados novos instrumentos de melhoria do ambiente de negócios e de fortalecimento do setor produtivo brasileiro.

Programação

Ao longo dos dois dias do SIMBRACS, serão apresentados diversos painéis abordando uma série de temas, como simplificação do ambiente de negócios, qualificação profissional, perspectivas dos setores de comércio e serviços na economia internacional, inovação, certificação, relações de consumo, entre outros.

Também serão realizados encontros dos conselhos de competitividade de Comércio, Serviços e Serviços Logísticos e da coordenação sistêmica de Bem Estar do Consumidor, que fazem parte da estrutura do Plano Brasil Maior e tem o objetivo de desenvolver agendas setoriais e sistêmicas.

Em paralelo às reuniões oficiais do PBM e aos painéis, estão programados os seguintes eventos:

XXVII Encontro Nacional de Registro de Comércio – com representantes de parceiros da Redesim e presidentes das juntas comerciais;
Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Consedic);
Plenária do Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte;
Reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços;
Reunião da comissão do Siscoserv (Receita Federal do Brasil e SCS/MDIC) com o setor privado;
Encontro entre empreendedores e investidores sobre oportunidades de investimentos no setor terciário brasileiro, organizado pela SCS/MDIC, Apex-Brasil e Consedic;
Painel internacional sobre políticas públicas para comércio exterior de serviços, com a participação de embaixadas e convidados internacionais.

A programação completa do evento estará disponível em breve no site do MDIC e no hotsite especial do SIMBRACS.
Plano Brasil Maior

O Plano Brasil Maior, principal instrumento da política industrial do governo, inova em incluir os setores de Comércio, Serviços e Serviços Logísticos em sua estrutura de governança como focos de ações para melhorar a competitividade de empresas nestes setores. Os conselhos de competitividade e produtividade setorial destes segmentos reúnem representantes do governo, iniciativa privada e trabalhadores para a definição de agendas de desenvolvimento.

O PBM também aborda as questões de inovação e de qualidade dos serviços e bens comercializados no Brasil. A busca permanente por mais qualidade e inovação nas cadeias produtivas brasileiras fortalece os empreendedores, prestigia os consumidores e posiciona o país de forma mais robusta no mercado global.

Serviço:

I Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas de Comércio e Serviços - SIMBRACS.

Fonte: MDIC
Voltar - Início