Notícias
10/10/2012
Comores devem crescer 2,5% este ano
 
Projeção foi feita por delegação do FMI. Para 2013, a economia do país árabe pode avançar 3,5%. Governo implementa agenda de reformas fiscais, financeiras e nos serviços públicos.

São Paulo – O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira (09) resultados de uma missão realizada nas Ilhas Comores, país árabe da costa leste da África, de 22 de setembro a 06 de outubro. Segundo comunicado da entidade, o chefe da delegação, Mbuyamu Matungulu, disse que o Produto Interno Bruto (PIB) local deverá crescer 2,5% este ano, impulsionado principalmente pela indústria da construção, obras públicas e pela agricultura.

"O desenvolvimento macroeconômico é amplamente favorável em 2012", afirmou Matungulu. "A economia continua a se beneficiar do apoio sustentado de doadores [internacionais], de investimentos estrangeiros diretos e da elasticidade das remessas [de expatriados]", acrescentou.

O Fundo espera que a inflação fique em 5% este ano, que o déficit em conta corrente do país caia de 9% em 2011 para 6,9% e que as reservas internacionais cheguem a um nível equivalente a mais de sete meses de importações. A missão foi realizada no âmbito de um programa de Extended Credit Facility, linha do FMI destinada a países pobres com condições mais flexíveis para concessão e pagamento de crédito.

A visita serviu também para finalizar os preparativos para que Comores tenha direito à redução de sua dívida externa pela iniciativa de Países Pobres Altamente Endividados (HIPC, na sigla em inglês), mantida pelo Fundo e pelo Banco Mundial.

De acordo com Matungulu, a implementação da agenda de reformas estruturais no país tem sido “bastante satisfatória”.

Além dos ajustes fiscais, Comores deve viabilizar o ingresso da iniciativa privada em companhias estatais. O FMI informou que o governo abriu concorrência para atrair “expertise internacional” para a gestão da empresa nacional de energia e aprovou um plano que abre caminho para a entrada de investidores estrangeiros na companhia local de telecomunicações.

Está em andamento a transformação do Banco de Desenvolvimento de Comores em um banco comercial e a elaboração de um plano para separar a Companhia Nacional de Serviços Postais e Financeiros, com a cessão da área financeira a um investidor estrangeiro.

“Como reflexo das reformas em andamento nas áreas fiscal, financeira e de serviços públicos, as perspectivas macroeconômicas de médio prazo são favoráveis”, afirmou o chefe da missão. “O governo deixou clara sua determinação de apressar estas reformas, fixando para 2013 a efetiva participação do setor privado na gestão da Comores Telecom e a realização de mudanças significativas na administração da MA-MWE (empresa de energia) e da companhia estatal de importação de petróleo”, declarou.

Matungulu acrescentou que, “com a contínua implementação da agenda de reformas”, o crescimento real do PIB pode acelerar para 3,5% no próximo ano.

Fonte: ANBA
Voltar - Início