Notícias
08/10/2012
Editoras brasileiras estimam vendas de US$ 150 mil em direitos autorais na feira de Frankfurt 2012
 
Faltando um ano para a homenagem ao Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, editoras brasileiras que participarão da edição de 2012, que acontece entre os dias 10 e 14 de outubro, embarcam para a cidade alemã com a expectativa de ampliar a presença de seus autores nos principais mercados do Planeta. Serão, ao todo, 46 empresas, 2.596 títulos e um estande de 330 m2, organizado pelo projeto Brazilian Publishers (iniciativa para promoção internacional do setor executada por meio de parceria entre a Apex-Brasil e a Câmara Brasileira do Livro - CBL) e pela Fundação Biblioteca Nacional. 

O estande foi planejado para facilitar o contato com as obras e o universo editorial brasileiro, bem como o fechamento de negócios e a confraternização entre os visitantes. Uma das corresponsáveis pela organização da participação do Brasil em Frankfurt, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) tem acompanhado a evolução da presença das editoras nas últimas edições da feira. A presidente da entidade, Karine Pansa, destaca a dedicação do mercado para que, a cada ano, o evento gere mais frutos para o setor editorial brasileiro. “Temos percebido melhorias na qualidade da preparação das empresas, um amadurecimento na postura.

Os editores vão a Frankfurt não só com interesse em trazer títulos internacionais para o Brasil, mas de oferecer seus conteúdos aos seus pares internacionais”, ressalta Karine. 
  
 Algumas das novidades da participação brasileira em relação a 2011 podem ser identificadas na própria estrutura do estande do País. Com 114 m2 a mais do que no ano anterior, o espaço de 330 m2 terá um auditório para a realização de palestras com convidados brasileiros e uma área de 44 m2 específica para as organizações vinculadas a universidades, organizada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). 

 No auditório de 72 m2, a CBL realizará, em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), uma série de palestras culturais e técnicas sobre o setor editorial brasileiro, que irão abranger desde o mercado de pequenas editoras até as características dos autores best-sellers brasileiros (programação completa abaixo). O espaço brasileiro na Feira de Frankfurt contará ainda com um lounge e uma área de negócios de 192 m2.

Brazilian Publishers

O projeto de promoção internacional do setor editorial Brazilian Publishers também terá um papel fundamental durante a realização da Feira do Livro de Frankfurt 2012. Criado com o objetivo de promover ações de promoção comercial envolvendo as editoras brasileiras que desejam atuar em mercados estrangeiros, a parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) contará com 32 editoras associadas no evento alemão. A expectativa, segundo a gestora do projeto na CBL, Dolores Manzano, é de que essas empresas comercializem cerca de US$ 150 mil em direitos autorais de obras brasileiras.

Além do já tradicional catálogo de direitos autorais do projeto editado pelo Brazilian Publishers, em 2012 será desenvolvida uma missão que terá a participação de três editoras iniciantes no mercado internacional. A ação visa mostrar aos gestores dessas empresas como deve ser a preparação para se obter o máximo de suas atuações em feiras estrangeiras.

Batizada de “Missão Cultura Exportadora”, a iniciativa deve criar as bases para que o grupo amplie sua atuação em eventos futuros, com destaque para a Feira do Livro de Frankfurt 2013, quando o Brasil será o País homenageado.

As editoras que integram a “Missão Cultura Exportadora” são Carpe Diem, Casarão do Verbo e Conhecimento Editora.

Dolores Manzano destaca a importância da preparação das editoras para a participação em feiras internacionais do porte de Frankfurt. “É um trabalho de longo prazo. Incentivamos as editoras a olharem para seus catálogos com o intuito de identificar o que irão oferecer e para quem oferecer”, explica.

Associados Brazilian Publishers

As editoras que estarão na Feira de Frankfurt são: Autores Associados, Cortez Editora, Cosac & Naify, DCL, Ática, Canção Nova, Editora DSOP, Komedi, Manole, Napoleão, Positivo, Rideel, Scipione, Unesp, Edusp, Escala Educacional / Editora Lafonte, FTD, Gen (Grupo Editorial Nacional), Girassol Brasil, Globo Livros, Grupo A, Hub Editorial, Imprensa Oficial, Melhoramentos, NBL Editora, Oficina de Textos, Pallas Editora, Senac, Todolivro, V&R Editoras, Yendis e Global Editora.

Demais expositores

Para completar o time de editoras no estande brasileiro em Frankfurt, participarão também a DBA Editora, Edições Loyola, Editora Alaúde, Editora Casa Dois, Editora Évora, Livros de Safra, Moderna / Salamandra, Unicamp, Expressão Gráfica e Editoria, Fundação Alexandre de Gusmão, Logosófica, SESC, Signum Editorial e White Balloon Books.

Programação CBL: 10 Outubro

14h às 14h30 – O Poder das Pequenas Editoras Brasileiras
Como é o mercado brasileiro visto da perspectiva de uma pequena editora? Há espaço para publicações independentes? Quais são as qualidades e estratégias para uma pequena editora ter sucesso? Essas são as questões que serão debatidas nessa palestra com Gustavo Faraon, editor da Não Editora, convidada pela Feira de Frankfurt por meio de seu programa Invitation Programme.

Participante: Gustavo Faraon

Organizador: Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional das Editoras de Livros

17h30 às 18h30 – Caipirinha Hour: Além da Edição Limão
Hora de relaxar e descobrir todos os sabores do melhor drinque brasileiro. Assim como nossa literatura, nossa bebida de renome mundial pode ser bem variada. Pense em morangos, maracujás, kiwis, uvas, ou a fruta que preferir! É possível fazer caipirinhas com quase todas as frutas. O coquetel “lime edition” é apenas um ponto de partida e, de modo semelhante, a literatura brasileira também tem muito a oferecer.

Organizador: Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional das Editoras de Livros

11 Outubro
10h00 às 10h30 – É hora de aprender português!

O País do “futuro” chegou ao presente e assume o papel de líder mundial, atraindo cada vez mais estrangeiros ávidos por conhecer mais do que a cultura, o futebol ou a música brasileira. A língua portuguesa assume papel de destaque no mundo e uma legião de estrangeiros e de “herdeiros” se prepara para aprender nosso idioma.

Participante: Susanna Florissi

Organizador: Câmara Brasileira do Livro

11h00 às 11h30 – Ensino Superior no Brasil – Oportunidades e Desafios para os Editores

Essa apresentação irá focar nos hábitos e números do mercado de ensino superior. Quantos estudantes o Brasil tem por campus, quais são as escolas públicas e privadas, quem são e como se comportam os usuários de livros impressos e digitais e qual a relevância das livrarias e do governo nas aquisições.

Participante: Eduardo Blucher

Organizador: Câmara Brasileira do Livro

13h00 às 13h30 – CTP no Brasil: Como esse Mercado se Comporta nos Trópicos?
Como está o estado do mercado CTP no Brasil? Quem são os maiores jogadores? Quais são os campos mais rentáveis? Existe alguma indústria local de CTP? Como eles estão lidando com as mudanças digitais? Essas são as perguntas que serão abordadas nesta palestra com um representante importante da indústria brasileira de CTP.

Participante: Flavia Alves

Organizador: Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional das Editoras de Livros

14h00 às 15h00 – Foco no mercado: Oportunidades Brasileiras para Editoras

Essa apresentação irá focar nos recentes desenvolvimentos da economia, educação e sociedade brasileiras, mostrando as grandes oportunidades que o Brasil tem a oferecer.

Números do mercado de publicação brasileiro serão compartilhados, assim como especificidades do mercado de livro brasileiro. O objetivo é levar o público a uma total compreensão das características, dimensões e oportunidades da indústria de livros brasileira.

Participantes: Carlo Carrenho; Karine Pansa

Organizador: Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional das Editoras de Livros

17h30 às 18h30 – Caipirinha Hour: Além da Edição Limão
Hora de relaxar e descobrir todos os sabores do melhor drinque brasileiro. Assim como nossa literatura, nossa bebida de renome mundial pode ser bem variada. Pense em morangos, maracujás, kiwis, uvas, ou a fruta que preferi! É possível fazer caipirinhas com quase todas as frutas. O coquetel “lime edition” é apenas um ponto de partida e, de modo semelhante, a literatura brasileira também tem muito a oferecer.

Organizador: Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional das Editoras de Livros

12 Outubro

14h00 às 14h30 – Os Best-sellers brasileiros e as listas dos mais vendidos

Essa apresentação irá focar nos escritores brasileiros e livros que tem dominado as listas brasileiras dos mais vendidos. Questões como as seguintes serão abordadas: Quem são esses autores? Transitariam eles para outros mercados? Como pode uma editora estrangeira se manter atualizada com os sucessos do mercado brasileiro? Que gêneros produzem os livros brasileiros mais vendidos? A lista anual dos best-sellers da Publish News será a base desta apresentação.

Participante: Carlo Carrenho

Organizador: Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional das Editoras de Livros

17h30 às 18h30 – Caipirinha Hour: Além da Edição Limão
Hora de relaxar e descobrir todos os sabores do melhor drinque brasileiro. Assim como nossa literatura, nossa bebida de renome mundial pode ser bem variada. Pense em morangos, maracujás, kiwis, uvas, ou a fruta que preferir! É possível fazer caipirinhas com quase todas as frutas. O coquetel “lime edition” é apenas um ponto de partida e, de modo semelhante, a literatura brasileira também tem muito a oferecer.

Organizadores: Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional das Editoras de Livros

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO – CBL www.cbl.org.br

Twitter: @CBL_oficial

Facebook: Câmara Brasileira do Livro

Gerente de Comunicação: Vera Esaú – veraesau@cbl.org.br
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação

Jornalista responsável: André Mascarenhas – andre.mascarenhas@viveiros.com.br

Assistente de Jornalismo: Juliana Tavares – juliana.tavares@viveiros.com.br

Twitter: @RVComunicacao

Facebook: Ricardo Viveiros Oficina de Comunicação

Tel./Fax: (11) 3675-5444

Outubro/2012

Fone: Apex-Brasil

Voltar - Início