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05/10/2012
Semana Apex-Brasil será realizada durante Bienal Brasileira de Design
 
Entre os dias 22 e 24 de outubro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza a Semana Apex-Brasil durante a Bienal Brasileira de Design, em Belo Horizonte (MG). As ações incluem o Simpósio de Design e Moda, composto por um conjunto de palestras voltadas ao tema, e a visita de compradores estrangeiros de grandes redes de lojas de departamento e de jornalistas de importantes veículos internacionais ao Brasil.

O Simpósio de Design e Moda tem o objetivo de apresentar a designers, empresários e gestores públicos as boas práticas nos setores público e privado em todo o mundo, além das principais tendências do mercado internacional. “Consideramos o design um instrumento fundamental para aumentar a competitividade das empresas brasileiras, tanto no mercado internacional quanto no mercado interno. Neste sentido, esta ação integra nossa proposta de promover a sensibilização e mobilização sobre o tema, de modo a incentivar as empresas brasileiras a trabalhar com design e inovação”, comenta Marco Aurélio Lobo, coordenador da Unidade de Inovação e Design.

As palestras serão feitas por representantes de instituições de destaque no cenário do design mundial, tais como a Organização Design for All (D4All), o Centro Barcelona de Design (BCD) e a Escola Superior de Design (ESADE), todos da Espanha, o Instituto de Design do Instituto de Tecnologia de Chicago (ID-IIT), dos Estados Unidos, a Universidade Bunka, do Japão, o Instituto Politécnico de Milão, da Itália, entre outras.

No último dia da Semana Apex-Brasil (24 de outubro), haverá a apresentação de um estudo contratado pela Agência e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que apresenta as oportunidades para desenvolvimento do design brasileiro nas cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2014.

Já o Projeto Comprador tem como objetivo apresentar a compradores de grandes redes de lojas de departamento, tais como a Muji, do Japão, a Sachs, dos Estados Unidos, e a El Palacio de Hierro, do México, produtos e serviços inovadores que estão expostos na Bienal Brasileira de Design, de modo a estimular o fechamento de novos negócios com empresas brasileiras.

O Projeto Imagem tem o objetivo de promover internacionalmente a imagem do design e dos produtos e serviços brasileiros, por meio da presença de jornalistas de veículos especializados do Japão, França, Chile, entre outros países.

IV Bienal Brasileira de Design

A IV Bienal Brasileira de Design, principal evento brasileiro de promoção e divulgação do design nacional, foi aberta oficialmente no dia 19 de setembro, em uma cerimônia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). A Bienal prevê diversas exposições, mostras e seminários sobre o tema, que movimentarão a capital mineira até o dia 31 de outubro.
 
Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo, a Bienal é organizada pelo governo do estado de Minas Gerais e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com o apoio da Apex-Brasil.

Fonte: Apex-Brasil
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