Notícias
03/10/2012
Produção industrial cresce 1,5% em agosto
 
Brasília (3 de outubro) – A produção industrial brasileira cresceu 1,5%, em agosto de 2012, na comparação com julho deste ano, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento de agosto, neste comparativo, é o maior verificado desde abril de 2010 (1,2%). Este é o terceiro resultado positivo na sequência mensal da produção industrial e o crescimento acumulado, no período, é de 2,3%.

Essa sequência indica uma retomada do crescimento da indústria brasileira, resultado das medidas adotadas pelo governo federal para estimular o consumo e desonerar a produção. Ontem, durante a inauguração de uma nova linha de produção da Helicópteros do Brasil (Helibrás), em Itajubá (MG), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior disse que “o Brasil está enfrentando a crise com crescimento econômico e aumento da renda e do consumo”.

Em agosto, vinte dos 27 ramos apontaram avanço na produção. O ramo veículos automotores teve aumento de 3,3%, provocado, especialmente, pela maior produção de automóveis. Esse setor também sinalizou a terceira taxa positiva consecutiva, acumulando, no período, expansão de 9,3%.

Entre outros ramos que tiveram crescimento se destacaram os de alimentos (2,1%), fumo (35%), refino de petróleo e produção de álcool (2,5%), outros produtos químicos (1,9%), farmacêutico (3,1%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (5,9%).

Na relação das categorias de uso, bens de consumo duráveis (2,6%) teve o avanço mais acentuado em agosto, na comparação com julho de 2012. Esse resultado também o terceiro positivo na sequência mensal, com a categoria obtendo alta de 9,4% no período.

Os segmentos de bens intermediários (2%) e de bens de consumo semi e não duráveis (1,2%) também registraram taxas positivas em agosto. O primeiro aumentou a intensidade do crescimento, após mostrar avanço de 0,8% em julho passado. O segundo reverteu a variação negativa de 0,3% observada no mês anterior. O setor produtor de bens de capital verificou acréscimo de 0,3% em agosto, terceiro mês seguido de expansão na produção, acumulando no período ganho de 2,5%.

Fonte: MDIC
Voltar - Início