Notícias
02/10/2012
Produção paranaense de biscoitos é exportada via Paranaguá
 
O Brasil é o segundo maior produtor mundial do produto. Os principais destinos dos biscoitos são Angola, Líbia e Cuba

O Brasil é o segundo maior fabricante de biscoitos do mundo e um dos maiores exportadores do produto. Dados da Associação Nacional da Indústria de Biscoito (Anib) apontam que, em 2011, a produção nacional foi de mais de 1,2 milhão de toneladas. Em relação à exportação, a Associação informa que, em 2011, o Brasil exportou 4% do volume produzido – isso representa um total de 50 mil toneladas, uma soma de U$ 118 milhões.

O Porto de Paranaguá, que amplia cada vez mais o leque de produtos movimentados e reforça sua característica de Porto multicargas, exporta parte da produção nacional de biscoitos. Este ano, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foram exportadas 158 toneladas de biscoitos pelo Porto de Paranaguá. Esse volume foi fabricado no próprio Paraná e gerou uma receita de U$ 311, 5 mil. Os principais destinos desses produtos foram Angola, Líbia e Cuba.

No ano passado, pelo porto paranaense, foram 383 toneladas de biscoitos exportadas, somando U$ 685 mil em receita. Em 2011, o principal destino da carga – exportada em contêineres – também foi Angola, seguida da Austrália e Panamá. Nos anos anteriores, além desses países, os biscoitos paranaenses foram destinados a Zâmbia, República Dominicana, Nova Zelândia, África do Sul, Moçambique, Venezuela e Portugal.

Para 2012 a expectativa da Anib é que o comércio de biscoitos cresça mais 10% no Brasil. Segundo assessoria de imprensa da Associação, a indústria brasileira espera ampliar o número de países importadores, verticalizando e consolidando os mercados para onde o Brasil já exporta.

Biscoitos paranaenses - Uma das indústrias que se destacam na exportação de biscoitos do Paraná é a Itamaraty. A matriz fica em Rolândia, Norte do Estado. De acordo com a assessoria de marketing da empresa, o foco principal da marca são os biscoitos wafers, recheados, cookies, laminados secos e salgados. “Temos um vasto portfólio de produtos. Nosso volume de vendas gira em torno de 15 mil toneladas por ano. Nossos produtos são comercializados em diversos países dos cinco continentes como Estados Unidos, Arábia Saudita, Angola, Argentina, Chile, Austrália, Ilha Seychelles, entre outros”, afirma a porta voz da empresa.

A Itamaraty tem três unidades industriais. Além de Rolândia, também em Curitiba e Catanduva, interior de São Paulo. Segundo a assessoria, quase toda a produção das unidades paranaenses são destinadas à exportação. Essa carga é operada pelo Porto de Paranaguá pelas facilidades logísticas.

Fonte: APPA
Voltar - Início