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02/10/2012
Grupo grego busca mercado no Brasil e Emirados
 
Com a Europa em crise, a Olvium, que comercializa azeite de oliva, procura novos destinos para seus produtos. Ela expôs na Gulfood, em Dubai, e agora quer vender ao público brasileiro.

São Paulo – Empresa grega vê no mercado externo, incluindo países como o Brasil e os Emirados Árabes Unidos, a oportunidade de expandir seus negócios no momento em que a Europa, e a Grécia em especial, sofrem com a crise econômica. A Hellas Exports, com sede em Atenas, comercializa mármores e há cerca de um ano começou a vender também azeite de oliva, produto pelo qual o país é bastante conhecido.

“Os mercados externos são mais do que suficientes para compensar a crise na Grécia e, de forma mais geral, na Europa”, disse à ANBA por e-mail o diretor de operações da Olvium Olive Oil, marca de azeite da companhia, Evangelos Nikitakis. “Infelizmente o mercado grego ainda não está no caminho certo. Os gregos estão fazendo o melhor que podem para manter seu padrão de vida. Agora é hora da nova geração de empresários gregos perceberem o potencial de sua terra, voltar suas atenções ao setor produtivo e a novas oportunidades no exterior”, acrescentou.

O executivo esteve no Brasil recentemente e diz que o País “é um dos mais atrativos do mundo”. “Eu acredito que as pessoas vão acolher a boa qualidade que oferecemos. Elas costumam ter a mente aberta e recebem novas ideias de maneira positiva”, afirmou. Nikitakis disse que está em busca de “parceiros confiáveis” e distribuidores locais para fazer com que o azeite “premium” chegue a lojas de produtos finos, hotéis, restaurantes e mercados. “Além da parte comercial de tornar a marca conhecida, há também o boca a boca, que é muito importante para a nós”, declarou.

A empresa, segundo ele, vende azeite aos Emirados, Alemanha, China e na própria Grécia e começará a comercializar nos Estados Unidos por meio de um contrato “que vai impulsionar nossas vendas em 2013”. Além do Brasil, Emirados, EUA e China, o diretor lista o Canadá, a Austrália e a Rússia entre os mercados mais atraentes atualmente.

No mundo árabe, a marca participou este ano da Gulfood, feira do ramo de alimentos em Dubai, nos Emirados. “As pessoas adoraram nossos produtos. Foi a nossa primeira tentativa no mundo árabe e nós acreditamos que há um enorme potencial, e os locais ficaram entusiasmados com a qualidade do que provaram”, destacou.

Foi a primeira tentativa na área de azeite, pois no ano passado o grupo expôs mármores na Big 5, feira da construção que ocorre em Dubai. Nesta seara, a empresa tem também interesse no mercado brasileiro, e já vende rochas para os EUA, Holanda, Alemanha e Emirados.

“Todos os nossos produtos são feitos na Grécia, principalmente em Esparta Peloponeso e na grande ilha de Creta”, ressaltou Nikitakis.

Fonte: ANBA
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