Notícias
27/09/2012
Cerâmica brasileira nas mesas árabes
 
Os produtos da empresa catarinense Certa Cerâmica são exportados a um distribuidor no Egito, chegando também a casas na Arábia Saudita, Emirados e Kuwait.

São Paulo – Os produtos da empresa catarinense Certa Cerâmica estão presentes em quatro países árabes. São panelas, assadeiras e um tipo especial de bule exportados a um distribuidor e lojista no Egito, que revende os utensílios à Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait.

“A maioria dos compradores é consumidor final, mas os produtos também são vendidos para restaurantes, hotéis e lojas de presente”, conta Aroldo Jeller Júnior, coordenador de Exportação e Importação. Os produtos da Certa Cerâmica são comercializados sob as marcas Ceraflame e MondoCeram.

Jeller diz que as vendas ao distribuidor egípcio começaram há três anos. Hoje, das cerca de 50 mil peças mensais produzidas pela empresa, 15% são exportadas, sendo que as vendas ao mundo árabe representam 25% deste montante. Atualmente, a empresa exporta para 15 países. A lista de compradores inclui Rússia, Inglaterra, Ucrânia, Coréia do Sul, Itália, Estados Unidos, Paraguai e Bolívia, entre outros.

O executivo revela que a maior parte das vendas feita aos árabes é de um tipo especial de bule, com o cabo mais comprido, usado para o preparo do café turco. “O produto representa cerca de 50% do volume exportado ao Egito”, afirma.

Jeller destaca a qualidade e a versatilidade dos produtos da Certa Cerâmica. “É uma cerâmica refratária, que pode ser usada para congelar o alimento e, depois de retirada, ir direto para o forno, que não tem perigo de quebrar. Pode também ser retirada do forno e colocada sobre o mármore frio. Ela também pode ir ao microondas, é atóxica e não risca”, explica.

Segundo o coordenador da empresa, há boas perspectivas de crescimento das exportações em 2013. “Participamos de uma feira anual na Alemanha, a Ambiente e, com isso, vemos os negócios se ampliando. Para o ano que vem, a expectativa é dobrar as exportações. Esta também é uma feira com muitos clientes árabes”, afirma.

Fundada em 1956, a Certa Cerâmica tem sua sede na cidade de Rio Negrinho, em Santa Catarina. A empresa conta com 500 funcionários e seu faturamento mensal é de R$ 3 milhões.

Fonte: ANBA
Voltar - Início