Notícias
24/09/2012
OMC reduz previsões de avanço do comércio
 
A organização diminuiu de 3,7% para 2,5% a expectativa de expansão do comércio mundial em 2012 e de 5,6% para 4,5% em 2013. Diretor geral critica o protecionismo.

São Paulo – O lento crescimento econômico mundial irá afetar a expansão do comércio global neste e no próximo ano, informou a Organização Mundial do Comércio (OMC) em comunicado divulgado nesta sexta-feira (21).

Os economistas da organização reduziram a previsão de expansão do comércio mundial de 3,7% para 2,5% em 2012 e de 5,6% para 4,5% em 2013. “Em um mundo em crescente interdependência, choques econômicos em uma região podem rapidamente se espalhar para outras. As medidas recentemente anunciadas para fortalecer o euro e impulsionar o crescimento nos Estados Unidos são extremamente bem vindas”, declarou Pascal Lamy, diretor-geral da OMC, em comunicado.

Para Lamy, no entanto, é preciso que outras medidas sejam tomadas. “Precisamos de um comprometimento renovado para revitalizar o sistema de comércio multilateral, o que pode restaurar a confiança econômica em um período na qual ela é extremamente necessária. A última coisa que a economia mundial precisa agora é a ameaça de um protecionismo crescente”, destaca.

O comunicado da OMC mostra que o volume do comércio mundial, medido pela média das importações e exportações, cresceu apenas 0,3% no segundo trimestre do ano, em comparação ao primeiro.

Segundo a nota, a desaceleração do comércio na primeira metade de 2012 foi dirigida por um arrefecimento ainda mais forte das importações de países desenvolvidos e por uma fraqueza correspondente nas exportações de nações em desenvolvimento.

A OMC ainda prevê crescimento nas exportações mundiais em 2012, apesar de reduzir os valores de suas expectativas. Para as economias desenvolvidas, a organização estima um aumento de 1,5% nas vendas externas, ante uma expectativa de 2% feita em abril. Para as economias em desenvolvimento, espera-se avanço de 3,5%, contra uma previsão de 5,6%. Nas importações, a OMC prevê crescimento de 0,4% nas economias desenvolvidas, ante 1,9% anteriormente, e de 5,4% nas economias em desenvolvimento, contra estimativa anterior de 6,2%.

Para 2013, a OMC espera um crescimento das exportações de 3,3% para países desenvolvidos e de 5,7% para países em desenvolvimento. Para as importações, as previsões são de crescimento de 3,4% nas economias desenvolvidas e 6,1% nos países em desenvolvimento.

Fonte: ANBA
Voltar - Início