Notícias
24/09/2012
Empresas de energia estarão na Aspa
 
Também devem estar bem representados no fórum empresarial da Cúpula América do Sul-Países Árabes, que ocorre em Lima, as áreas de construção, transporte, agronegócio e infraestrutura.

São Paulo – Empresários dos setores de energia, infraestrutura, construção, transporte e agronegócios vão participar do fórum empresarial da 3ª Cúpula América do Sul – Países Árabes (Aspa), que ocorrerá em Lima, no Peru, na próxima semana. Segundo o gerente geral da Sociedade de Comércio Exterior do Peru (ComexPeru), Eduardo Ferreyros, estes setores são os mais representativos entre os que confirmaram participação no encontro de negócios da Aspa. A ComexPeru é um dos organizadores da reunião empresarial.

De acordo com Ferreyros, são esperados 400 empresários para o fórum, dos quais 200 peruanos e 200 estrangeiros. Segundo lista obtida pela ANBA, até o começo da semana passada, 140 empresários já haviam confirmado presença no encontro, a maioria do Peru e dos Emirados Árabes Unidos. Do Brasil apenas oito pessoas, representantes de empresas e entidades, tinham presença confirmada na reunião empresarial. A confirmação das participações, porém, seguiu no final de semana e continuará nesta semana.

Além de Brasil, Peru e Emirados, também já garantiram o envio de representantes empresariais Argélia, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Jordânia, Líbano, Marrocos, Omã, Paraguai, Catar e Uruguai. Entre as empresas árabes que virão estão a petrolífera argelina Sonatrach, a editora jordaniana JBC, a empresa omani de energia Voltamp for Energy Company, a mineradora catariana Qatar Mining, a empresa da área de portos DP World, de Dubai, e a companhia de artigos de decoração Diamond Line, dos Emirados.

O governo do Peru tem grandes expectativas nos encontros de negócios, pois acredita poder aumentar o seu intercâmbio comercial e econômico com o mundo árabe. “O Peru vem desenvolvendo uma política de abertura e integração com o mundo”, disse Ferreyros, lembrando que o país tem acordos de comércio com regiões como Estados Unidos, União Europeia, Ásia e América do Sul, mas ainda está distante dos países árabes. “Eles têm grande potencial”, diz. O gerente acredita que é possível tanto atrair investimentos árabes para o seu país quanto exportar para a região, principalmente alimentos.

Nos dois dias de encontro empresarial, haverá rodadas de negócios, onde os empreendedores e executivos poderão estar cara a cara com seus colegas da outra região para avaliar possibilidades comerciais. Também haverá conferência com palestras de representantes dos governos sul-americanos e árabes. A programação para os empresários ocorre durante toda a segunda-feira (01) e na terça-feira (2) pela manhã apenas. Pela tarde haverá City Tour para os interessados em conhecer Lima.

De acordo com Ferreyros, devem participar da conferência empresarial, no dia 01, dois governantes sul-americanos e dois árabes, além do presidente peruano, Ollanta Humala Tasso, que dará as boas vindas. Do mundo árabe falarão o presidente do Líbano, Michel Sleiman, e o emir do Catar, Hamad Bin Khalifa Al-Thani, além do secretário geral assistente para Assuntos Econômicos da Liga Árabe, Mohamed Al-Twaijri. Da América do Sul um dos porta-vozes deve ser a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cuja presença ainda será confirmada, e o outro líder que ainda não foi definido.

Depois da apresentação de cada um dos lideres haverá debate com especialistas em cada um dos assuntos. Os temas principais a serem tratados nas palestras serão infraestrutura, segurança alimentar, futuro da energia e recursos naturais. Rousseff deve falar sobre segurança alimentar. Infraestrutura ficou por conta do Líbano, recursos naturais do Catar e o setor de energia será abordado por outro presidente sul-americano, que poderá ser do Chile ou Uruguai. A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, é uma das possíveis debatedoras. No dia seguinte as palestras serão de ministros do Peru.

Fonte: ANBA
Voltar - Início