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13/09/2012
Apex-Brasil e ABIMDE assinam convênio para promover as exportações das indústrias de materiais de defesa e segurança
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) assinaram convênio para o biênio 2012-2014, no valor de R$ 3,5 milhões, para promover as exportações das indústrias de materiais de defesa e segurança. A assinatura aconteceu durante o Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar, realizado nessa terça-feira (11), no Clube Círculo Militar, em São Paulo (SP).

No Seminário, os empresários receberam informações sobre os serviços oferecidos pela Apex-Brasil para auxiliar as empresas brasileiras em sua atuação no mercado internacional. Foram destacadas duas ações de promoção comercial desenvolvidas pela Agência: o Projeto Comprador Imagem Carnaval (que reúne empresários brasileiros e compradores internacionais durante o Carnaval para rodadas de negócios, visitas a indústrias e pontos de vendas) e o Projeto Fórmula Indy (que utiliza o ambiente das corridas da categoria mais importante do automobilismo norte-americano para promover encontros de relacionamento e ações de divulgação de produtos e serviços brasileiros no exterior).

“A indústria de materiais de defesa e segurança é estratégica para o desenvolvimento econômico dos países por causa de sua interação com praticamente todos os segmentos econômicos e por sua grande capacidade de gerar inovação, tecnologia de ponta e empregos qualificados. Ao intensificar as ações de promoção comercial do setor, a Apex-Brasil contribui para o país expandir a exportação de produtos de alto valor agregado”, disse o diretor de Negócios da Agência, Rogério Bellini.

Ao todo, 33 empresas participam do Projeto, que tem como público-alvo empresas produtoras de materiais de defesa e segurança. Entre as ações previstas até o fim do ano, está a participação nas seguintes feiras internacionais: AAD em Centurion (África do Sul), MILIPOL em Doha (Catar), EURONAVAL em Paris (França), EXPONAVAL em Valparaíso (Chile) e I/ITSEC em Orlando (EUA). Para o ano de 2013, está prevista a realização de um planejamento estratégico do setor e de ações que ainda estão sendo definidas.

Os mercados-alvo das ações do Projeto são Gana, Angola, Namíbia, Chile, Colômbia, Arábia Saudita, Indonésia, França e Bósnia-Herzegovina. “Esses países foram escolhidos com base em estudos de inteligência comercial, que identificaram onde estão as melhores oportunidades para as empresas do setor”, explicou o gestor de projetos da Apex-Brasil Márcio Almeida. Desde 2006, a Apex-Brasil desenvolve, em parceria com a ABIMDE, o Projeto de promoção de exportações dos produtos e serviços do setor de defesa e de segurança. Em 2011, as empresas participantes do Projeto exportaram US$ 235,9 milhões. As exportações totais do setor brasileiro de defesa e segurança em 2011 foram de US$ 1,7 bilhão.

“O trabalho com a Apex-Brasil alavancou as exportações do setor em regiões de acesso mais difícil como Oriente Médio, África e Ásia e também na América Latina. O relacionamento com a Apex-Brasil é essencial para qualquer setor que queira crescer”, afirma o presidente da ABIMDE, Carlos Frederico de Aguiar.

Fonte: Apex-Brasil
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