Notícias
13/09/2012
Especialista defende inovação para aumentar competitividade das exportações
 
Brasília (11 de setembro) – O especialista italiano em comércio exterior, Minervini Nicola, considerado uma referência mundial sobre o tema, destacou que o Brasil vive um momento melhor do que a média global, apesar das turbulências na economia internacional.

“O crescimento do país durante a crise dá boa perspectiva de futuro”, disse ressaltando a necessidade de promover melhorias na infraestrutura nacional. “O planejamento, a logística e a gestão de mercado precisam ser mais eficientes”, avaliou Nicola, em palestra realizada no auditório da sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), nesta segunda-feira (10/9).
Sobre a concorrência externa, Nicola analisou que a vocação brasileira é competir com qualidade e não apenas por preço.

Sendo assim, a solução competitiva para o Brasil seria agregar valor aos produtos destinados à exportação. “O foco deve ser em fatores como inovação, design, tecnologia, sustentabilidade e inteligência comercial”, considerou.

Para Nicola, os produtos para exportação precisam ser selecionados adequadamente, visando à conquista de novos mercados e a consolidação nos já existentes. “É preciso exportar não o que sobra, mas aquilo que os mercados necessitam e dentro do que exigem”, defendeu o especialista.

A importância de entrar em contato com produtos concorrentes também foi enfatizada. “Conhecer exposições e feiras de excelência é essencial para inovar e avançar. É ainda a melhor maneira para divulgar o seu produto, conhecer a concorrência, ganhar know-how e fazer contatos, até para desenvolver treinamentos e ganhar qualificação”, disse.

A palestra, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em conjunto com a Apex-Brasil e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), procurou abordar os novos meios para que as empresas brasileiras ganhem competitividade no mercado internacional.

Autor do livro ‘O Exportador’, lançado em 1991 e atualmente na sexta edição, Minervini Nicola é engenheiro com cursos de pós-graduação em Economia e Comércio. Desde 1985, ele se dedica à consultoria e treinamento em exportação e marketing, sendo considerado um dos maiores especialistas mundiais na área, tendo adaptado o modelo de negócios italiano para a realidade do Brasil e da América Latina.

Fonte: MDIC
Voltar - Início