Notícias
05/09/2012
Exportação de milho não afeta estoque
 
Segundo o Ministério da Agricultura, o recorde nos embarques ao exterior ocorrido em agosto não representa risco para o abastecimento interno do Brasil.

Brasília – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou nesta terça-feira (4) que a grande quantidade de milho exportada no mês de agosto, atingindo recorde de 2,7 milhões de toneladas, não representa risco ao suprimento nacional. De acordo com o ministério, o volume embarcado está dentro da previsão para este ano.

O milho é essencial para a produção de frango e porcos. Por isso, quando a oferta de milho diminui, os preços aumentam e acabam influenciando também na alta do valor da carne de frango e de suínos. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgados na segunda-feira (3), as exportações do cereal em agosto foram 81% maiores do que as de agosto de 2011.

Segundo o ministério, os estoques atuais, somados à produção desta safra, devem disponibilizar internamente 78 milhões de toneladas de milho neste ano. O consumo de todo o país, estimado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2011/2012, é aproximadamente 50 milhões de toneladas. De acordo com o ministério, mesmo considerando exportações totais de 15 milhões de toneladas, o país ainda fechará o ano com o maior estoque de sua história, cerca de 13 milhões de toneladas.

Fonte: ANBA
Voltar - Início