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05/09/2012
Missão Empresarial organizada por MDIC, MRE e Apex-Brasil leva 14 empresas e oito entidades setoriais à China
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organiza uma Missão Empresarial à China, liderada pelo secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, e pelo diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério de Relações Exteriores, ministro Rubens Gama Dias Filho. A Missão, que começou ontem (3/9) e vai até o dia 10 de setembro, conta com a participação de 14 empresas brasileiras e de oito entidades setoriais. A agenda inclui a participação na Conferência China International Import Conference - CIIT 2012, além de encontros de negócios e visitas técnicas no país.

A Conferência é organizada pela China Council for the Promotion of International Trade (CCPIT), a agência chinesa de promoção de comércio internacional e acontece nos dias 6 e 7 de setembro. De acordo com documento da CCPIT, essa Conferência atende a uma nova diretriz, lançada em 30 de abril pelo Conselho de Estado Chinês, voltada a aumentar as importações chinesas e, desta forma, proporcionar mais equilíbrio na balança comercial do país com o aumento das importações de produtos com maior valor agregado. As importações chinesas cresceram 4,9 vezes de 2002 a 2011 (média de 19,3% ao ano) e o país se tornou, nesse período, o segundo maior importador do mundo.

Em paralelo à Conferência, será montado um espaço para encontros de negócios entre empresas brasileiras e compradores ou potenciais investidores chineses. Estão participando da Missão empresas brasileiras dos setores de carne bovina, mel, vinhos, rações para animais, fibras naturais, rochas ornamentais para revestimento, autopeças e ônibus. As entidades setoriais participantes representam, além dos setores já citados, as áreas de açúcar e etanol, couro, componentes para calçados, café e eletroeletrônicos.
Esses setores estão listados no estudo elaborado pela Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, que indica segmentos brasileiros que já exportam bastante para o mundo, mas que ainda não estão presentes na China e para os quais há demanda e interesse do país asiático e segmentos que têm baixa participação brasileira no mercado chinês.

“Com uma classe média em crescimento e que já representa cerca de 25% da população (algo em torno de 300 milhões de pessoas), a China conta com um mercado de consumidores mais exigentes em termos de qualidade e menos sensíveis a preços, apresentando grandes oportunidades para os produtos brasileiros de maior valor agregado”, comenta Regina Silverio, diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil.

A Conferência deve reunir, segundo a CCPIT, de 1,2 mil a 1,5 mil participantes, entre representantes do governo chinês (central e das províncias), associações industriais, câmaras de comércio, importadores e distribuidores, entre outros públicos. Serão realizados seminários e rodadas de negócios. Ainda de acordo com a CCPIT, o objetivo da Conferência é ser uma plataforma para lançamento de novas políticas e troca de conhecimento com outros países sobre práticas de importação, além de uma oportunidade para as empresas chinesas conhecerem produtos e empresas de outros países e fazerem novos negócios.

Atração de investimentos diretos

Após a Conferência, representantes da Apex-Brasil e do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel) participarão do estande do Brasil montado pelo MRE na Cifit (China International Fair for Investment and Trade) nos dias 8 e 9 de setembro, em Xiamen.

Há interesse na atração de investimentos diretos para os setores de eletroeletrônicos (LED, painéis fotovoltaicos, componentes para displays, semicondutores, etc.), autopeças (peças eletrônicas para carros), investimentos imobiliários (parques logísticos industriais, hotelaria, shoppings) e infraestrutura.

Fonte: Apex-Brasil
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