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05/09/2012
RN adere ao Plano Nacional da Cultura Exportadora
 
Brasília (5 de setembro) – O estado do Rio Grande do Norte é a vigésima quarta unidade da Federação a aderir ao Plano Nacional da Cultura Exportadora, que visa coordenar e promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora para desconcentrar, regionalmente, as vendas brasileiras ao mercado externo, com o incremento da participação dos estados que, proporcionalmente, exportam menos. Atualmente, 14 estados brasileiros exportam, unitariamente, menos de 1% do total comercializado pelo país no mercado exterior.

A adesão foi feita hoje durante a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, à secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres. “Mobilizamos todas as entidades públicas que atuam no comércio exterior para que trabalhem em conjunto, atendendo as demandas dos exportadores, que estão identificadas nos mapas estratégicos e planos de ações formulados no plano”, explicou a secretária. O objetivo é envolver empresários de pequeno e médio porte, gestores públicos e profissionais de comércio exterior para aumentar e qualificar a base exportadora.

Um primeiro levantamento identificou os setores de fruticultura, pescado, sal, minério de ferro, pedras semipreciosas, granito e açúcar, como estratégicos para aumentar as exportações potiguares. De janeiro a agosto deste ano, o Rio Grande do Norte exportou US$ 150 milhões, o que representou 0,1% do total vendido pelo país ao mercado externo no período (US$ 160,5 bilhões).

Melão

Durante o encontro hoje com o representante potiguar, Tatiana informou que está em curso uma negociação com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DOC) para aumentar a venda de melão do Brasil para o mercado americano. Na semana passada, o subsecretário do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Francisco Sanchez, se reuniu com Tatiana durante a nona edição do ‘Diálogo Comercial Brasil – Estados Unidos’, em que o tema foi tratado.

Hoje, os Estados Unidos concedem redução tarifária, no Sistema Geral de Preferências (SGP), para compras de melão realizadas em um determinado período do ano, que não coincide com a safra brasileira, iniciada em novembro. O objetivo das negociações é permitir que esta redução tarifária seja concedida para o período da safra brasileira, o que iria promover um ganho de mercado para os exportadores potiguares e de outra regiões do Brasil.

Atualmente, o melão é o segundo principal produto da pauta de exportações do Rio Grande do Norte, com vendas somando US$ 10,9 milhões no acumulado do ano e participação de 8,4% sobre o total comercializado pelo estado.

Plano Nacional da Cultura Exportadora

O plano tem cinco eixos de atuação: cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora; e promoção comercial.

Para executar o plano, o MDIC conta com a parceria das seguintes instituições: Apex-Brasil, Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Econômica Federal, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Correios, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sebrae, Senac, Senai e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Fonte: MDIC
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