Notícias
22/08/2012
Para internacionalizar micro e pequenas
 
Sebrae promove na próxima semana seminário sobre internacionalização de negócios de pequeno porte. A ideia é incentivar as empresas a já nascerem com um pé lá fora.

São Paulo – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove na próxima terça-feira (28), em São Paulo, um seminário sobre internacionalização de negócios de pequeno porte. “A ideia é trabalhar para mudar o ‘modelo mental’ da pequena empresa para que ela já nasça global, direcionada para fora”, disse o consultor do Sebrae-SP Gilberto Campião.

Durante o encontro, segundo ele, os empreendedores vão conhecer não só possibilidades nas áreas de exportação e importação, mas também outras formas de internacionalização, como a organização de parcerias internacionais e a realização de contratos de transferência de tecnologia.

O programa será dividido em três partes. Na primeira, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai mostrar como as tradings podem facilitar as exportações das micro e pequenas empresas. A entidade tem um Conselho de Comerciais Exportadoras e um Projeto Tradings. “A pequena empresa produz e a trading faz a prospecção de clientes no exterior”, observou Campião.

Na segunda parte o Sebrae vai apresentar como o empresário pode montar um plano próprio de internacionalização e de que formas a entidade pode auxiliar nesse processo.

A última parte será uma palestra do italiano Nícola Minervinni, especialista em marketing internacional. Segundo Campião, ele vai falar sobre consórcios de exportação, ou seja, de empresas que se unem para prospectar e vender no mercado internacional. O palestrante irá apresentar experiências bem sucedidas da Europa e América Latina.

O evento é gratuito e o acesso é livre, mas limitado a 200 vagas. Micro e pequenas empresas industriais e comerciais terão prioridade.

Fonte: ANBA
Voltar - Início