Notícias
20/08/2012
Indústria palestina busca mercado brasileiro
 
Bassim Khoury, CEO da empresa farmacêutica Pharmacare, está no Brasil em busca de oportunidades de negócios. Ele visitará uma feira do setor e terá encontros com companhias nacionais.

São Paulo – Bassim Khoury, CEO da empresa farmacêutica palestina Pharmacare, está no Brasil em busca de oportunidades de negócios. Ele participará da feira CPhI South America, que acontece de 21 a 23 de agosto, em São Paulo, e terá encontros com representantes de companhias nacionais do setor farmacêutico.
"Viemos com uma mente aberta para ver todas as possibilidades. Podemos vender nossos produtos aqui, podemos produzir sob licença aqui ou poderíamos levar alguns produtos brasileiros para nossa região", declarou Khoury, durante visita nesta segunda-feira (20) à sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

A Pharmacare é a terceira maior indústria farmacêutica da Palestina. Fundada em 1985 na cidade de Beitunia, próxima à Ramallah, a Pharmacare possui uma fábrica na Palestina e uma em Malta, na Europa. A empresa produz 85 tipos de medicamentos, entre antibióticos, antidepressivos, anti-inflamatórios, remédios dermatológicos e também para asma, diabete e hipertensão, entre outros. Segundo Khoury, há ainda 40 novos medicamentos sendo desenvolvidos por sua indústria.

Com escritórios na Rússia, Bielorrúsia, Iêmen e Romênia, a indústria palestina exporta mais de 50% de sua produção, principalmente para a Alemanha, Grã- Bretanha e Polônia, além de Azerbaijão, Uzbequistão, Cazaquistão, Armênia, Geórgia, Espanha, França, Itália, Eslovênia e Eslováquia. Agora, diz Khory, está buscando o mercado latino-americano.

"Se você olhar para o mapa do mundo do setor farmacêutico hoje, vai ver que a América Latina é o mercado de genéricos que cresce mais rapidamente no mundo. Os países da América Latina estão crescendo 20% a cada ano no setor de genéricos. Esta é minha primeira visita e quero ver o que há no país”, destacou o empresário. Em maio, a fábrica da Pharmacare na Palestina passou por inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já recebeu autorização para exportar para o Brasil. Depois de uma semana no País, o empresário também visitará o Chile, onde terá encontros de negócios e com representantes do governo.

De olho tanto nos medicamentos de marca quanto nos genéricos, Khoury afirma que sua empresa tem grande capacidade para competir nas vendas de genéricos. "Estamos aptos a vender genéricos mesmo em países onde eles são muito baratos, como o Reino Unido. O Reino Unido é o país número um em genéricos no mundo e se estamos aptos a ter sucesso em um mercado competitivo como este, então, podemos vender em qualquer lugar do mundo".

A Pharmacare já ensaia sua entrada no Brasil por meio de um acordo que está sendo negociado com a multinacional Sanofi. "Estamos no processo de finalização de um acordo com eles. É um acordo de três partes que envolve também uma empresa alemã. A matéria-prima viria para nós por meio da empresa alemã, nós fabricaríamos os produtos na Palestina e depois enviaríamos os produtos para o Brasil, para a Sanofis embalar e vender no mercado brasileiro", conta.

No entanto, Khoury diz que este é apenas o começo de sua busca por negócios no Brasil e destaca que espera novos contato em sua visita à feira CPhI South America, a maior do setor farmoquímico e farmacêutico.

"Vim à feira para ver o potencial de outros contratos. O evento conta com a presença das maiores empresas do mundo. É um bom lugar para começar a conhecer o Brasil como mercado e para sentir o potencial das oportunidades de negócios", completa.

A Pharmacare conta com 400 funcionários no total, dos quais 280 trabalham na Palestina. O faturamento anual da empresa gira em torno de US$ 35 milhões.

Fonte: ANBA
Voltar - Início