Notícias
20/08/2012
Conferência com autoridades de governo e grandes empresas do Brasil e dos Estados Unidos debate novo cenário econômico brasileiro
 
Promovida pela Apex-Brasil e pela Sociedade das Américas/Conselho das Américas, a “Conferência de São Paulo” debateu facilitação comercial, políticas governamentais e ecoempreendedorismo
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Sociedade das Américas/Conselho das Américas promoveram nessa quinta-feira, 16 de agosto, em São Paulo, a oitava edição da Conferência de São Paulo, intitulada “O Novo Cenário Econômico Brasileiro”. O evento foi transmitido vivo via webcast e teve como focos o novo papel econômico do Brasil no mundo, refletindo sobre as perspectivas e tendências para os próximos anos, e o debate sobre temas como facilitação comercial, políticas governamentais e ecoempreendedorismo. Participaram da Conferência cerca de 200 pessoas, entre empresários e representantes de governo do Brasil e dos Estados Unidos.

A abertura do evento foi feita por Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil, Susan Segal, presidente e chefe executiva da Sociedade das Américas/Conselho das Américas,eLuis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “As oportunidades de negócios e as inovações aplicadas pelas empresas contribuem para fortalecer a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos . Nosso papel nesta conferência é gerar informação útil para os empresários dos dois países”, disse Mauricio Borges.
“As economias do Brasil e dos EUA têm muitas semelhanças e vemos aqui grandes oportunidades para investidores. A conferência é muito apropriada porque vem no momento em que estão sendo anunciadas muitas medidas para estimular o crescimento e investimentos em infraestrutura e logística no Brasil”, destacou Susan Segal.
O presidente do BID apontou a importância da Conferência de São Paulo no atual contexto econômico. “O mundo está passando por muitas transformações nas últimas décadas e temos que criar um consenso, entre governo e empresários, nas questões estratégicas”, afirmou Luis Alberto Moreno.

Painéis

A programação da Conferência de São Paulo incluiu o painel “Plano Brasil Maior: Estimulando a Indústria Brasileira”, que teve a participação dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges, além de Kenneth Herd, gerente geral do Centro Tecnológico Brasileiro da General Electric.

O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foi o convidado de honra do painel “Facilitação do Comércio Bilateral Brasil-EUA”, que teve também a participação de Jaime Ardila, presidente da divisão América do Sul da General Motors, Brian Brisson, ministro conselheiro econômico da Embaixada dos EUA em Brasília, e Laura Zelenko, editora-chefe de mercados emergentes da Bloomberg News.

Já o painel “Ecoempreendedorismo: Oportunidades e Competitividade” teve como convidado de honra Francisco Gaetani, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente. Também participaram dos debates Claudia Pires, gerente de sustentabilidade da PepsiCo, e Rodrigo Sabatini, chefe executivo da Novociclo Ambiental.

Organizadores

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados.

Em parceria com entidades setoriais, a Apex-Brasil organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o país, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

A Sociedade das Américas é a principal organização dedicada à educação, ao debate e ao diálogo nas Américas. Estabelecida por David Rockefeller em 1965, tem a missão de fomentar o entendimento de questões políticas, sociais e econômicas contemporâneas na América Latina, no Caribe e no Canadá, bem como promover a conscientização e a valorização da variada herança cultural das Américas e da importância das relações interamericanas.

O Conselho das Américas é a principal organização de negócios internacionais cujos membros compartilham do mesmo comprometimento com o desenvolvimento econômico e social, os mercados abertos, o Estado de direito e a democracia por todo o hemisfério ocidental.

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início