Notícias
17/08/2012
Pequena empresa produz jeans de PET
 
O Casulo Feliz, de Maringá, começou a fabricar tecido feito com fios de garrafa PET, seda e algodão. O produto deve ser vendido no Brasil e exterior.

São Paulo – Uma pequena empresa do Paraná, da cidade de Maringá, lançou há cerca de um mês um tecido sustentável de jeans para ser comercializado no Brasil e exterior. O material é feito com fios fabricados a partir de garrafas PET, além de algodão e seda de casulos rejeitados. A indústria, chamada “O Casulo Feliz”, produz fios e tecidos em seda e usa apenas os casulos do bicho da seda que, por uma ou outra imperfeição, não podem ser usados pelas tecelagens que trabalham em escala industrial. Na indústria de Maringá a produção é toda artesanal.

De acordo com a designer de O Casulo Feliz, Glicínia Setenareski, a empresa exporta para a Inglaterra, mas as vendas externas não chegam a 10% da produção. Ela acredita que o novo lançamento tem bom potencial para o mercado internacional. O “urdume”, conjunto de fios dispostos longitudinalmente através dos quais a trama é tecida, é composto por 25% de fios de garrafa pet, 25% de algodão e 50% de seda. Já a trama é 100% de seda. “Quem pega, não larga o tecido”, diz Setenareski, sobre a textura nobre e macia do produto.

O tecido, conta a designer, tem aparência prateada, acinzentada. Setenareski não sabe ainda que uso o produto terá pelos clientes, mas conta que ele foi apresentado como cortina na Casa Cor Paraná 2012. Além de fios e tecidos, o Casulo Feliz fabrica produtos acabados para decoração e casa, como tapetes, cortinas, jogos americanos, mantas e revestimentos de paredes, entre outros. O lançamento do tecido aconteceu durante a Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre sustentabilidade que ocorreu no Rio de Janeiro, em junho.

O jeans sustentável foi desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Antes do lançamento, O Casulo Feliz produzia tecidos a partir de garrafas PET, para mistura com lã, ou mesmo com seda, mas para uso em mantas para sofá. Este é o primeiro jeans com PET feito pela empresa. De acordo com Setenareski, a indústria compra o fio processado e faz todo o processo, desde a torção até o tecido. Antes disso, as garrafas PET são trituradas e viram uma pluma, a partir da qual são transformadas em fios. A pluma, aliás, a empresa também usa para enchimentos de almofadas e pufes.

A empresa O Casulo Feliz foi criada há 25 anos pelo zootecnista Gustavo Augusto Serpa Rocha e mantém atualmente 70 funcionários. A empresa companhia com uma proposta de sustentabilidade na época em que o tema não estava na moda. Suas práticas, nesta área, vão desde o uso do PET, dos casulos de bicho de seda rejeitados, até o tingimento vegetal dos tecidos que não polui o meio ambiente e utiliza menos água.

A empresa usa também teares dos séculos 18 e 19, que demandam mão de obra e que se não estivessem ali, seriam descartados. Outro princípio sustentável foi a instalação das suas dependências em uma região carente do município. Os casulos também são buscados perto, na cidade de Londrina, a cerca de 100 quilômetros, e assim não geram muitas emissões por causa do transporte. As maiores mas poucas emissões ocorrem quando o produtos é transportado para a distribuição aos clientes.

Fonte: ANBA
Voltar - Início