Notícias
16/08/2012
Empresários exportaram US$ 1,2 milhão no Encomex Empresarial em Vitória
 
Brasília (15 de agosto) – Empresários, que participaram do Encontro de Comércio Exterior Empresarial (Encomex Empresarial), em Vitória-ES, realizado na última quinta-feira (9/8), fecharam negócios em torno de US$ 1,2 milhão, para os próximos 12 meses, segundo estimativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). As transações foram feitas com sete empresas compradoras estrangeiras, que vieram especialmente para participar do evento.

O encontro, realizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), tem por objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos e mercados.

A iniciativa parte do esforço de instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo, e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estruturas relacionadas ao comércio exterior. A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários que têm oportunidade de solucionar dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações e acessar novos mercados para os seus produtos e serviços.

Na edição em Vitória,os participantes tiveram acesso ao balcão de atendimento do MDIC (desk resolution), em que foram realizados 134 atendimentos. Houve o encontro com especialistas em mercados (rodada com tradings), coordenado pela Apex-Brasil, com quarenta reuniões feitas. Foi realizado ainda encontro de negócios, organizado pelo Sebrae-ES. Nos estandes das instituições parceiras, instalados no Centro de Convenções de Vitória, os interessados também puderam ser atendidos.

Parceiros

O Encomex Empresarial Vitória é uma iniciativa da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, em parceria com o governo do estado do Espírito Santo. O evento conta com o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil); do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Banco do Brasil (BB); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e da Caixa Econômica Federal (CEF).

O encontro possui também o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Ministério das Relações Exteriores (MRE); da Prefeitura de Vitória; da Companhia de Desenvolvimento de Vitória; da Prefeitura de Vila Velha; da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa); e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Fonte: MDIC
Voltar - Início