Notícias
15/08/2012
Para calçar meninas do Kuwait
 
A Menina Rio exporta calçados femininos infanto-juvenis para dois distribuidores do país. Empresa produz botas, sandálias e sapatilhas em couro para crianças e jovens de sete a 14 anos.

São Paulo – A marca catarinense Menina Rio está nos pés de meninas do Kuwait desde 2005, quando a empresa iniciou as exportações para o país do Golfo. A indústria produz calçados femininos infanto-juvenis, que atendem a uma faixa etária de sete a 14 anos e que também conquistaram mercados na Europa e na América Latina.
"Nossos produtos são desenvolvidos com base em pesquisas na Europa. Temos um setor de pesquisa que desenvolve esse trabalho. São produtos com conceito e valor agregado. Do total da produção, 90% dos calçados são feitos em couro, só 10% em material sintético", conta Claudia Joice Teixeira, gerente financeira da empresa.

A Menina Rio vende para dois distribuidores no Kuwait por meio de uma trading brasileira, conta a gerente. No entanto, a maior parte das exportações da marca é feita de forma direta. Atualmente, a empresa exporta também para o Equador, Portugal, Bolívia, Colômbia, Peru e Costa Rica.

A empresa produz botas, sandálias e sapatilhas. "Os árabes gostam de calçados em couro e bem coloridos", revela Teixeira. Hoje, dos três mil pares produzidos por dia, apenas 10% vai para as vendas externas, mas a empresa pretende aumentar este número. "Nossa meta de incremento é de exportar mais 10% [da produção] até o final de 2012", aponta.

Teixeira afirma que a empresa nunca esteve presente em feiras internacionais, mas que participa de importantes eventos do setor no Brasil. “Participamos de feiras nacionais com alcance internacional, como a Francal, Couromoda e Fit (Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil-Bebê)”, afirma. Ela conta também que a empresa não tem um departamento exclusivo para o mercado externo, mas que está se estruturando para atender os clientes no exterior e aumentar as vendas.

“Estamos capacitando nosso pessoal com treinamento, também por meio do Brazilian Footware, com divulgação no site do programa, e por meio de cadastro para participar do Projeto Comprador”, diz a executiva. O Brazilian Footware é um programa desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para promover as exportações dos calçados nacionais.

Com sede na cidade de São João Batista, em Santa Catarina, a Menina Rio foi fundada em 2004 e emprega 120 funcionários diretos e 300 indiretos. Seu faturamento anual é de cerca de R$ 20 milhões.

Fonte: ANBA
Voltar - Início