Notícias
10/08/2012
Parceria entre a CBL e a Apex-Brasil promove ação para estreitar vínculos entre compradores estrangeiros e editores brasileiros
 
“Brazilian Publishing Experience”, que será realizada entre os dias 8 e 11 de agosto em São Paulo, apresentará o setor editorial brasileiro para formadores de opinião de mercados alvo do Projeto Brazilian Publishers; e promoverá rodadas de negócios durante a Bienal do Livro
 
A partir da próxima quarta-feira (8/8), o Projeto Setorial Brazilian Publishers realizará um conjunto de ações para divulgar o setor editorial brasileiro e promover a venda de direitos autorais. Batizado “Brazilian Publishing Experience”, o programa integrará os projetos Comprador e Imagem da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visam, respectivamente, estreitar os laços comerciais de editoras nacionais com parceiros estrangeiros e divulgar a produção editorial brasileira no exterior.

O projeto reunirá representantes de editoras e formadores de opinião de países como Alemanha, México e Estados Unidos para mostrar a cadeia produtiva do livro no Brasil, gerar oportunidades de negócios e aumentar a percepção internacional dos nossos produtos e serviços.

O Brazilian Publishers surgiu de uma parceria entre Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Apex-Brasil e tem por objetivo fomentar a exportação de conteúdo editorial brasileiro. Atualmente, 57 editoras participam do projeto.

A visita dos compradores e formadores de opinião estrangeiros integra a programação da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Um dia antes da abertura do evento, no dia 8 de agosto, os convidados participarão de apresentação sobre o mercado editorial brasileiro,em São Paulo. A palestra será proferida pela presidente da entidade, Karine Pansa, e dará um panorama sobre as peculiaridades e o potencial de crescimento do setor editorial nacional.

Na programação, entre os dias 9 e 11 de agosto, os convidados terão a oportunidade de visitar o maior evento do livro da América Latina e participar de rodadas de negócios no Espaço Business Center, montado pela CBL na Bienal. Nessa oportunidade, eles terão a chance de mostrar seus produtos e estreitar os laços com os representantes estrangeiros. Os convidados também farão visitas às instalações das editoras brasileiras que fazem parte do Brazilian Publishers em São Paulo.
Para encerrar o programa, no dia 11 de agosto os editores e formadores de opinião estrangeiros viajam para o Rio de Janeiro, onde têm agendado, até o dia 15, um cronograma de visitas às editoras do projeto instaladas na capital fluminense.
 
Confira, abaixo, a lista dos convidados para o Brazilian Publishing Experience: 
 
1) Deutscher Taschenbuch Verlag (dtv) – Munique, Alemanha.
2) Verlagshaus Jacoby & Stuart GmbH – Berlin, Alemanha.
3) Litprom – Frankfurt, Alemanha.
 
4) Carl Hanser Verlag – Munique, Alemanha.
 
5) Jornal El Informador – Guadalajara, Mexico.
 
6) Howard Karno Books, Inc – Valley Center, EUA.
 
7) Biblioteca da Universidade de Chicago – EUA.
 
Sobre o Brazilian Publishers
 
Criado em 2008 como uma parceria entre a CBL e a Apex-Brasil, o Brazilian Publishers tem como objetivo a promoção e a divulgação da produção editorial brasileira no mercado global. Para isso, o Projeto trabalha ações de promoção comercial destinadas a promover o conteúdo editorial brasileiro das editoras participantes do projeto em eventos no Brasil e nos mercados alvo.
 
Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início