Notícias
06/08/2012
Minas melhora própolis para exportação
 
Estado produz cerca de 29 toneladas do produto ao ano e vende 13 toneladas para a Ásia. Lideranças agrícolas trabalham para qualificar produção e exportar mais.

São Paulo – O estado de Minas Gerais está fortalecendo sua produção de própolis verde para exportar. De janeiro a maio deste ano foram comercializados no exterior US$ 1,5 milhão em própolis de Minas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A própolis é uma substância produzida pelas abelhas com a resina encontrada em algumas plantas, principalmente o alecrim do campo.

O estado de Minas Gerais produz ao redor de 29 toneladas de própolis ao ano. Deste total, 13 toneladas foram exportadas em 2011 para países asiáticos. O principal destino foi Japão, mas também compraram Malásia, Hong Kong e China. "A demanda internacional é uma consequência natural do esforço dos produtores mineiros para oferecer um produto de alta qualidade", afirma o presidente da Federação Mineira de Apicultura (Femap), Irone Martins Sampaio.

O Instituto Mineiro da Agropecuária (IMA) fez no ano passado um mapeamento da presença de alecrim do campo no estado, o que resultou na primeira denominação de origem de própolis verde do Brasil para 102 municípios. A certificação reconhece produtos cujas qualidades ou características se devem ao meio geográfico. Trata-se de um indicador de preferência no sistema comercial nacional e internacional.

Os apicultores desta região estão adotando boas práticas de produção para atender às exigências dos compradores internacionais. Também a Femap e a Cooperativa Nacional de Apicultura desenvolvem ações junto aos produtores para agregar valor à própolis de exportação. A ideia é comercializar não apenas o extrato, mas também o produto em spray e cápsulas.

Fonte: ANBA
Voltar - Início