Notícias
02/08/2012
Tunísia faz encontro de negócios internacional
 
Convenção vai ocorrer no final de novembro e tem por objetivos incentivar a indústria local e ampliar sua inserção global. Os tunisianos pretendem atrair novas tecnologias e investimentos.

São Paulo – A Tunísia vai realizar de 28 a 30 de novembro, em Túnis, uma Convenção de Negócios e Tecnologias (CAT) com os objetivos de incentivar a indústria e ampliar sua inserção internacional após a Primavera Árabe, que no ano passado pôs fim ao regime de mais de 20 anos do ditador Zine El Abidine Ben Ali.

A ideia é colocar frente a frente empresários tunisianos e estrangeiros para discutir oportunidades de negócios, investimentos e parcerias que possam resultar na transferência de novas tecnologias e na fabricação de produtos de maior valor agregado no país.

Segundo informações da organização do evento, o foco será nas indústrias mecânica, elétrica, eletrônica, plástica, têxtil, farmacêutica, alimentícia e na área de tecnologias da informação e da comunicação.

O encontro é uma iniciativa da Agência de Promoção da Indústria e da Inovação (API), órgão do governo, que pretende reduzir o ambiente de incerteza econômica decorrente dos protestos populares ocorridos em 2011 e da mudança de regime.

Uma das metas do país é o avanço da sua indústria no bloco econômico Euro-Mediterrâneo, principalmente por meio da transferência de tecnologias, inovação e integração de cadeias produtivas.

A Tunísia quer também dar mais visibilidade à sua competitividade como plataforma regional de exportação, incentivar o empreendedorismo local e diminuir as desigualdades internas por meio da divulgação das oportunidades existentes em diferentes partes de seu território.

Na seara dos investimentos, os tunisianos pretendem mostrar que continuam a oferecer um ambiente vantajoso para investidores da Europa, Ásia, Américas e do mundo árabe.

Os organizadores informam que a indústria tunisiana reúne 5.750 empresas, com no mínimo 10 trabalhadores cada, sendo que 2.764 são exportadoras. No total, o setor emprega mais de 520 mil pessoas.

De acordo com a organização, além de uma conferência sobre desenvolvimento industrial e de oficinas sobre tecnologia, inovação, desenvolvimento regional e pequenas e médias empresas, cerca de 300 indústrias e prestadoras de serviços tunisianas vão expor em uma feira durante o encontro.

A convenção vai contar também com instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, instituições financeiras, estandes de países como França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Japão e Coreia do Sul, além de rodadas de negócios.

A organização espera receber 15 mil visitantes, sendo mil estrangeiros, 500 expositores e mil participantes nas rodadas de negócios.

Fonte: ANBA
Voltar - Início