Notícias
31/07/2012
Software brasileiro gerencia lojas árabes
 
A empresa gaúcha Tlantic, do grupo português Sonae, desenvolve programas para o varejo. A tecnologia está em uso em pontos de venda na Arábia Saudita e no Egito.

São Paulo – Desde 2010, a tecnologia da empresa gaúcha Tlantic está presente no mundo árabe. Desenvolvedora de softwares para o varejo, a companhia exporta programas para lojas de roupas e acessórios infantis da Arábia Saudita e do Egito e pretende expandir sua atuação no Oriente Médio.

Parte do grupo varejista português Sonae, a Tlantic foi fundada em 2004 no Brasil para atender as necessidades da holding no País e, posteriormente, outros mercados. “Temos importantes módulos de software na Sonae. Ao entrar na Arábia Saudita, a Sonae levou a Tlantic com ela”, conta Paulo Magalhães, presidente da Tlantic. “Estamos também presentes no Egito e na Turquia”, diz o executivo, que ocupou o cargo de CIO (Chief Information Officer, ou diretor de tecnologias da informação) da Sonae por 15 anos, até o início de 2011.

Na Arábia Saudita e no Egito, os softwares da Tlantic são usados nas lojas Ziddy, nome adaptado ao mercado árabe da marca original Zippy, criada também em 2004 e que vende roupas e acessórios para crianças de 0 a 14 anos. “São softwares para gerenciamento, manutenção e operação da própria loja”, destaca Magalhães. Há pelo menos cinco lojas Ziddy na Arábia Saudita.

De acordo com o presidente da Tlantic, a empresa espera crescer no mundo árabe e não apenas nas lojas da Sonae. “O mercado árabe, e especialmente o Oriente Médio, é muito interessante porque é muito desenvolvido na parte do varejo, tanto com marcas internacionais quanto com marcas locais. Estamos atentos a oportunidades na região”, aponta. Entre os países, Magalhães aponta os Emirados Árabes Unidos como principal foco para os softwares de sua companhia.

Em relação ao idioma, Magalhães conta que os softwares desenvolvidos pela Tlantic são multilíngues. “Originalmente, eles foram [exportados] em inglês e depois, com a necessidade de comunicação com os clientes, foram adaptados ao árabe”, explica o executivo.

Com sua sede instalada dentro do Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, a Tlantic tem 100 funcionários e cerca de 80% de sua produção é voltada ao mercado externo. Em 2011, o faturamento da empresa foi de oito milhões de euros. A companhia tem clientes em oito países: Brasil, Portugal, Arábia Saudita, Egito, África do Sul, Espanha, Irlanda e Turquia.

Dos programas exportados, quase 80% são absorvidos pelas lojas do grupo Sonae. “Mas a tendência é que em 2012 essa percentagem venha a diminuir”, revela Magalhães, apontando a intenção da empresa em diversificar sua carteira de clientes. “Estamos fazendo um trabalho de prospecção comercial”, afirma.

No Brasil, a Tlantic conta com clientes como Pão de Açúcar, O Boticário, Localiza, Unidas e Extra. Além da sede em Porto Alegre, a Tlantic conta com escritórios em Portugal e na Espanha.

Fonte: ANBA
Voltar - Início