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27/07/2012
Exportação da Grendene cresce 45%
 
As vendas externas da companhia ficaram em R$ 222 milhões. O crescimento em dólar foi de 27% para US$ 119 milhões. A estratégia da empresa é exportar calçados com maior valor agregado.

São Paulo – A indústria brasileira de calçados Grendene conseguiu aumento de 45% na sua receita com exportações no primeiro semestre deste ano, segundo balanço divulgado pela empresa. As vendas externas ficaram em R$ 221,9 milhões, contra R$ 152,9 milhões em igual período de 2011. Em dólares, a exportação teve receita bruta de US$ 118,9 milhões, com crescimento de 26,9%.

“Confirmando nossas perspectivas de venda de produtos com maior valor agregado, mesmo assim fechamos o semestre com aumento de receita, volume de pares, preço médio em reais e dólares”, complementa a Grendene. A atual estratégia da empresa, para o mercado internacional, é crescer na venda de produtos de maior valor agregado.

A taxa de câmbio mais favorável também ajudou no crescimento da receita com exportação, já que possibilitou elevação do preço médio do calçados. “A desvalorização do real frente ao dólar e o aumento do preço médio em dólar de 16,9% resultaram num crescimento da receita de exportação em reais de 45,1%”, informou a companhia. O aumento dos preços, em reais, para o mercado externo, foi de 33,7%, informa a companhia.

O volume de exportações da Grendene foi de 22 milhões de pares entre janeiro e junho deste ano, contra 20,3 milhões no mesmo período do ano passado, com avanço de 8,5%. O mercado externo teve participação de 24% na receita bruta da companhia no primeiro semestre deste ano e de 21,6% no ano passado. “A participação das receitas de exportação na receita total não diminuiu como era nossa expectativa em virtude da elevação da taxa de câmbio”, diz a empresa. Caiu, porém, a participação no volume.

A Grendene é uma das grandes exportadoras de calçados do Brasil. Neste semestre, ela respondeu por 22,4% das vendas externas do setor do País. A companhia produziu, no total, 73,6 milhões de pares e teve uma receita bruta total de R$ 922,6 milhões, com crescimento de 23,7% e 30,6%, respectivamente. O preço médio do calçado fabricado subiu 5,5%. A empresa produz marcas famosas como Melissa e Ipanema.

Fonte: ANBA
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