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26/07/2012
Cosméticos nacionais para hotéis estrangeiros
 
Indústria de "amenities" Realgem"s atende quatro mil estabelecimentos no Brasil e começou a se internacionalizar. Ela vende para Uruguai, Paraguai e Angola e tem interesse em ir ao mercado árabe.

São Paulo - A Realgem’s, maior fabricante brasileira de cosméticos para hotelaria, começou a exportar para a África e América do Sul e tem interesse em entrar em novos mercados, entre eles os árabes. De acordo com o diretor comercial da área de hotelaria do grupo, Mauro Carvalho, a Realgem’s passou a exportar há dois anos e os produtos vão para Uruguai, Paraguai e Angola. “Mas estamos abertos a negociar com qualquer país do mundo”, afirma.

Para entrar em outras regiões, inclusive no mundo árabe, a empresa procura distribuidores. “Acredito que exista demanda no mercado árabe, mas ainda não tenho uma pesquisa”, explica o diretor comercial. A Realgem’s participa do BeautyCare, programa de fomento às exportações da Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que tem ações voltadas para os Emirados, um dos mercados foco do projeto.

Conhecida na área de “amenities”, a Realgem’s fabrica tanto os produtos para hotelaria, que são distribuídos aos hóspedes, quanto cosméticos para varejo. Na linha de “amenities”, além de xampus, sabonetes líquidos e em barra, condicionadores e loção hidratante, produzidos pela Realgem’s, há a comercialização de lenços de papel, toca de banho, kit para barba, entre outros. Estes últimos são fabricados por terceiros para a empresa, que apenas os reembala.

A indústria atende quatro mil hotéis no Brasil, relata Carvalho. Entre as “amenities”, 70% são entregues com a marca do hotel. Os demais 30% levam as marcas da Realgem’s, que são várias, entre elas Terra Brasilis, Florence, Princess, Donna, Uomo e Real Golden. Além disso, a empresa faz parcerias com grifes famosas. É o caso de Alexandre Herchcovitch. A Realgem’s fabrica linha de “amenities” com o nome do estilista.

A companhia fabrica cinco milhões de produtos em miniatura ao mês. Grande parte fica no mercado interno. “A exportações são pequenas, mas estão crescendo e vão crescer muito”, diz Carvalho. O executivo conta que no exterior os produtos atendem varejo e hotéis, alguns destes últimos com marcas da Realgem’s e outros do empreendimento. A isenção de impostos é uma das vantagens da exportação, diante de um Custo Brasil muito alto, relata Carvalho.
O plano de internacionalização da empresa partiu de uma decisão tomada há três anos e também envolve a parceria com grifes de fora do País. A Realgem’s conseguiu concessão para fabricar e comercializar no Brasil a marca italiana de “amenities” La Bottega dell’Albergo. Já há um contrato para fornecimento dos produtos aos hotéis Fasano. A empresa está negociando também com outras duas marcas internacionais, relata o diretor comercial.

A Realgem’s é uma holding com quatro empresas e possui três plantas industriais. Uma delas, de 2.500 metros quadrados, fica em Curitiba, capital do Paraná. As outras duas, uma com cinco mil metros quadrados e outra com 500 metros quadrados, ficam em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A menor fabrica produtos plásticos para os fracos e tampas dos itens da Realgem’s. A empresa investiu, para ampliação da sua capacidade de produção, ao redor de R$ 2,5 milhões nos últimos dois anos.

O grupo emprega 180 funcionários e foi fundado em 1989 por Jorge Carvalho de Oliveira, pai de Mauro Carvalho e atual presidente da companhia. Mauro ajudou o pai a criar a área de hotelaria. A empresa é familiar, de capital fechado, mas está se preparando, segundo o diretor comercial, para a abertura de capital.

Fonte: ANBA
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