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23/07/2012
Exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá cresce 20% no semestre
 
Indo na contramão da tendência nacional, a exportação de veículos pelo porto paranaense apresentou alta nos primeiros seis meses do ano. Principais destinos das mercadorias são Argentina, México e Peru.

A exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá registrou alta de 20% no primeiro semestre de 2012 no comparativo com o mesmo período do ano passado. Ao todo foram exportados pelo porto 40 mil veículos, de janeiro a junho deste ano. Em 2011, foram 33,5 mil. A importação também apresentou alta nesses primeiros seis meses. Foram 72 mil carros importados – alta de 17% em relação a 2011, com 62 mil.

O aumento na exportação de veículos paranaenses segue na contramão da tendência nacional. Dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) mostram que, no primeiro semestre de 2011, o Brasil exportou 250 mil veículos. Este ano, no mesmo período, foram 228 mil unidades, o que representou queda de 9% nas exportações.

Segundo o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, são questões operacionais que fazem as empresas movimentarem pelo Porto de Paranaguá. “Além de estrutura física – quase 110 mil metros quadrados disponíveis para acomodar os veículos – temos mão de obra capacitada especificamente para movimentar essa carga. Isso garante segurança na operação”, afirma.

As empresas que exportam e importam pelo Porto de Paranaguá são, principalmente, a Renault, Volkswagen e Nissan. Em 2011, a Renault foi a maior exportadora do estado do Paraná contabilizando R$ 2 bilhões em exportação. Neste semestre a Renault já soma mais de R$ 1,2 bilhão em exportação. Até o final do segundo semestre, a empresa prevê um crescimento de 24% em relação ao ano passado.

Os principais mercados dos veículos exportados pelo Porto de Paranaguá são Argentina, México e Peru. Já os veículos importados pelo Paraná vêm principalmente do México e da Argentina.

Expansão – Com a alta na demanda na movimentação de veículos, o Porto de Paranaguá estabeleceu um plano de expansão para o segmento. Entre diversas ações, ele prevê a disponibilidade de mais 62 mil metros quadrados de pátios preferenciais para veículos. Além desse espaço – uma ampliação das áreas já utilizadas pelas montadoras – a Appa pretende ampliar em mais 46 mil metros quadrados de áreas a leste e oeste do cais comercial.

De médio prazo, a Appa já deu início ao processo de ampliação da infraestrutura de pátios na retaguarda do Terminal de Contêineres de Paranaguá. “Solicitamos, em fevereiro, junto ao IAP, licença para execução de um pátio de quase cem mil metros quadrados. Paralelamente, começamos a contratação dos projetos de engenharia para a construção de um novo pátio”, diz o diretor empresarial.

Ainda em médio prazo, a Appa estuda a possibilidade de construir e operar um terminal de armazenagem vertical de veículos. Até 2030, o plano prevê expansão do segmento de veículos para novas áreas de porto organizado – em Antonina, Imbocuí e Pontal do Paraná.

Profissionalização – O gerente operacional do Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso do Porto Organizado de Paranaguá (Ogmo), Manoel de Magalhães Filho, afirma que, atualmente, são mais de 300 estivadores e 150 arrumadores capacitados para operar veículos. Anualmente, essas duas categorias passam por cursos de capacitação oferecidos em parceria com a Marinha.

“Essa capacitação é importante porque aumenta não apenas a oferta como também a qualidade e produtividade dos trabalhadores avulsos. Para o porto, é essa capacitação que atrai os navios de veículos para Paranaguá”, comenta o gestor que também coordena os cursos.

Em 2011, foram mais de 130 cursos para diversas funções – de operação de cargas até inglês. Este ano, especificamente para operação de veículos leves, são oito turmas com dez vagas. A primeira turma já começou as aulas no último dia 2. As novas turmas abrem no dia 17 e seguem até dezembro. Outras informações sobre as aulas podem ser oferecidas pelo Ogmo Paranaguá.

Fonte: APPA
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