Notícias
23/07/2012
Frangos halal para todos os mercados
 
A Cooperativa Agroindustrial Lar, do Paraná, realiza abate halal em 100% de sua produção de frango. A demanda começou por países da Europa e hoje estas aves chegam a sete países árabes.

São Paulo – A Cooperativa Agroindustrial Lar, em Medianeira, Paraná, não tem no Oriente Médio o seu maior mercado de exportação, mesmo assim, 100% de sua produção de frango é feita sob o abate halal, o que significa que os animais foram mortos de acordo com regras islâmicas. São 246 mil frangos por dia, dos quais 50% são exportados.

“Temos essa certificação [halal] há vários anos, quando ainda não exportávamos para o Oriente Médio. Por demanda de países europeus, fomos buscar a certificação. Então, quando entramos no mercado árabe, isso agilizou bastante”, conta Giovana Rosas, gestora de exportação da cooperativa.

Atualmente, a Lar exporta para os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Omã, Líbano, Líbia, Kuwait e Jordânia. Estes países representam de 8% a 10% das vendas externas da cooperativa, mas outras nações também importam o frango com o selo halal produzido em Medianeira, como Alemanha e Holanda. Foram estes países que iniciaram a demanda pelo frango certificado e, hoje, representam 25% das vendas externas da cooperativa.

Japão, África do Sul e outros países da Europa também compram o frango com o selo halal. A Arábia Saudita é o principal cliente no Oriente Médio, absorvendo 90% do frango que vai para a região.

As exportações aos árabes começaram há cerca de três anos. As vendas à região são de cortes de frango, principalmente de filé de peito e coxa. “Participamos da feira Sial, em Paris e na Alemanha. Nela, tivemos acesso a vários clientes que já conheciam nosso trabalho”, conta Rosas sobre o início das vendas ao Oriente Médio.

Os cortes da cooperativa paranaense são vendidos a distribuidores nos países árabes. “Ainda não entramos no mercado varejista”, aponta Rosas. Segundo a gestora, atualmente, a cooperativa não está prevendo a participação em feiras na região. “Estamos ampliando nossa capacidade de produção. Quando aumentarmos a capacidade da planta, analisaremos a possibilidade de participar de outras feiras no exterior”, conta. A ampliação da planta da cooperativa deve estar concluída em 2013.

No entanto, diz a gestora, a cooperativa está aberta a receber pedidos de novos clientes árabes. “Como temos abate 100% halal, temos possibilidade de atender”, afirma. Segundo Rosas, no Brasil o frango da Lar não leva a identificação halal em suas embalagens. “Visamos o halal para o mercado externo, que entende esta certificação como um diferencial”, destaca.

Fundada em 1964, a Cooperativa Agroindustrial Lar tem 8.641 associados e conta com mais de seis mil funcionários. Além de frangos, ela também produz cereais, conservas, doces, ovos, café e outros alimentos. Em 2011, seu faturamento foi de R$ 1,87 bilhão.

Fonte: ANBA
Voltar - Início